Leilão de veículos é tema de live; veja a íntegra

O Mobilidade Estadão e o Estadão Blue Studio realizaram a live “Tudo que você precisa saber sobre leilões de veículos”, neste 8 de fevereiro, com transmissão pelo YouTube do Estadão. A intenção foi dar dicas para não cair em ciladas na compra de carros, motos e caminhões em leilões, que atraem pelos preços até 30% […]

9 de fevereiro de 2023

O Mobilidade Estadão e o Estadão Blue Studio realizaram a live “Tudo que você precisa saber sobre leilões de veículos”, neste 8 de fevereiro, com transmissão pelo YouTube do Estadão.

A intenção foi dar dicas para não cair em ciladas na compra de carros, motos e caminhões em leilões, que atraem pelos preços até 30% mais baixos que a média de mercado.

Na ocasião, Tião Oliveira, editor do Jornal do Carro, conversou com Moacir De Santi, leiloeiro oficial da Sodré Santoro. Sobre dicas de segurança, De Santi destaca que o leilão sempre ocorre dentro da página oficial, com a presença do leiloeiro realizando a batida do martelo.

“Sem nenhum representante falando por WhatsApp ‘me dá mais R$ 1.000 que eu vou garantir a sua compra'”, exemplifica. “E tem o site da junta comercial do Estado de São Paulo, onde está a relação de todos os leiloeiros, com números de matrícula. Tudo o que é muito barato, desconfie. Você pode ter certeza de que alguma coisa errada tem.” 

Questionado se existe leilão de peças avulsas, como motores e câmbio, De Santi explica que, para isso, há um leilão específico para “veículos de fim de vida útil”, para que o comprador faça o desmanche e venda as peças. “Quem pode participar são pessoas jurídicas cadastradas no departamento de trânsito daquela cidade, porque há todo um controle por parte das fiscalizações, para evitar furto e desmanche de carros.”

Veja a íntegra do bate-papo clicando aqui.