Investimentos de impacto social: como afetam positivamente a comunidade

Os investimentos em negócios de impacto social são aqueles que afetam a comunidade ao seu redor de forma positiva e construtiva. No Brasil, somaram pelo menos R$ 1 bilhão em 2020, de acordo com a Aspen Networks Development Entrepreneurs (Ande). Esses investimentos atuam ampliando as perspectivas da sociedade que os rodeia, ajudam a gerar renda […]

8 de novembro de 2022

Os investimentos em negócios de impacto social são aqueles que afetam a comunidade ao seu redor de forma positiva e construtiva.

No Brasil, somaram pelo menos R$ 1 bilhão em 2020, de acordo com a Aspen Networks Development Entrepreneurs (Ande).

Esses investimentos atuam ampliando as perspectivas da sociedade que os rodeia, ajudam a gerar renda e a fazer a renda local girar.

Além do lucro, concentram seus esforços em projetos, empresas ou organizações que causem um impacto social e/ou ambiental positivo. Diferem-se, portanto, da filantropia ou dos investimentos de responsabilidade social.

Mas onde eles se encaixam e quais são as diferenças em relação aos investimentos tradicionais? Por que o mercado ainda vê os investimentos de impacto com certo ceticismo? Esta também é uma oportunidade para os investidores de renda baixa?

Clique aqui para ver o debate na íntegra.