Fórum Estadão Reconstrução da Educação

Um marco para o debate sobre equidade e qualidade educacional

19 de dezembro de 2024

Fórum Estadão Reconstrução da Educação

No último dia 18 de novembro, o Museu do Ipiranga, em São Paulo, foi palco da segunda edição do Fórum Estadão Reconstrução da Educação. O evento, que reuniu autoridades, educadores, gestores e especialistas do setor, promoveu debates importantes para o aprimoramento da educação no Brasil, com foco na equidade e na qualidade do ensino.

O Fórum contou com a participação de grandes nomes, incluindo o ministro da Educação, Camilo Santana, e o professor Bruce McCandliss, da Faculdade de Educação da Universidade Stanford, que ministrou a palestra magna “O que acontece no cérebro quando as crianças aprendem a ler”. A palestra trouxe uma perspectiva inovadora sobre os processos cognitivos envolvidos na alfabetização e foi um dos pontos altos do evento.

Ao longo do dia, os participantes acompanharam painéis temáticos que abordaram eixos essenciais para o desenvolvimento educacional do País, entre eles:

• Impacto da Crise Climática na Educação: Um talk especial sobre a influência das questões ambientais no futuro educacional.

• Educação Infantil: Importância da formação nos primeiros anos e o impacto no desenvolvimento infantil.

• Alfabetização: Estratégias para melhorar a aquisição de habilidades de leitura e escrita.

• Escola em Tempo Integral: O papel do tempo ampliado de aprendizagem na formação dos estudantes.

• Educação Profissional e Tecnológica: A relevância da formação técnica para a empregabilidade e o desenvolvimento econômico.

• Formação de Professores: A importância de capacitação e formação continuada para os docentes.

O evento foi precedido por uma série de meet points, encontros transmitidos ao vivo pela TV Estadão e pelas redes sociais, que trouxeram reflexões prévias sobre os temas centrais do Fórum. Entre os tópicos discutidos nos meet points, estiveram:

• Os desafios da inteligência artificial na educação (29/10);

• Pais “helicópteros” e a superproteção (31/10);

• Como educar crianças antirracistas (6/11);

• Desinformação e fake news: Como promover uma educação midiática (8/11).

Esses encontros anteciparam as discussões do evento principal, gerando engajamento e reflexão entre pais, educadores e a sociedade em geral, e reforçaram o compromisso do Estadão em promover o diálogo sobre educação de forma ampla e acessível.

O Fórum Reconstrução da Educação contou com o patrocínio de marcas como Lenovo, Senac e Windows 11. A iniciativa também teve apoio institucional da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, do Sesi e do Senai.

Para conferir mais informações sobre o evento e os temas debatidos, acesse a página oficial do Fórum Estadão Reconstrução da Educação no site do Estadão. Veja também os conteúdos em vídeo no Estadão Blue Studio Play, acesse o link.