European Day: ESG permeia estratégia

A sigla ESG – conceito de sustentabilidade formado pelos pilares Ambiental, Social e Governança – foi tema do painel “Agenda ESG e seu impacto na relação de negócios”, dentro da programação do European Day. O evento é uma iniciativa da Imagem Corporativa destinada a contribuir para o avanço das conexões de elos da economia brasileira […]

10 de maio de 2023

European Day: ESG permeia estratégia

A sigla ESG – conceito de sustentabilidade formado pelos pilares Ambiental, Social e Governança – foi tema do painel “Agenda ESG e seu impacto na relação de negócios”, dentro da programação do European Day. O evento é uma iniciativa da Imagem Corporativa destinada a contribuir para o avanço das conexões de elos da economia brasileira junto ao mercado europeu.

Nos últimos três anos, a ESG tem sido amplamente disseminada no mercado brasileiro. Na Europa, no entanto, esse conceito já baliza as ações corporativas há quase 20 anos, desde que foi mencionado pela primeira vez numa reunião da Organização das Nações Unidas (ONU).

“A Europa é o nosso farol na agenda ESG. Historicamente, são de lá os consumidores e as empresas mais exigentes em sustentabilidade”, disse Sonia Consiglio, SDG Pioneer pelo Pacto Global da ONU e mediadora do painel.

Um dos debatedores foi Clauber Andrade Souza, diretor jurídico, de GRC (governança, risco e conformidade) e de sustentabilidade da Citrosuco, produtora brasileira de alimentos – especialmente suco de laranja – que está completando 60 anos. A empresa assumiu uma série de compromissos ESG até 2030, como reduzir em 28% as emissões de CO2 e ampliar para toda a cadeia de fornecedores os mesmos parâmetros de excelência das 25 fazendas próprias, certificadas no nível ouro da Sustainable Agriculture Initiative Platform (SAI Platform), referência internacional no setor.

Claudia Elisa Soares, do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), defendeu a importância do pilar “G” da sigla ESG. Ela disse que, embora muitas vezes o destaque maior seja dado às questões ambientais e sociais quando se fala em sustentabilidade, o “G” é a base de tudo. “Só com uma boa estrutura de governança corporativa é possível desenvolver os outros dois pilares. Por isso não há letra mais ou menos importante nessa sigla. As três são essenciais.”

Conteúdo publicado pelo Estadão Blue Studio com patrocínio da Imagem Corporativa.