A sigla ESG – conceito de sustentabilidade formado pelos pilares Ambiental, Social e Governança – foi tema do painel “Agenda ESG e seu impacto na relação de negócios”, dentro da programação do European Day. O evento é uma iniciativa da Imagem Corporativa destinada a contribuir para o avanço das conexões de elos da economia brasileira […]
10 de maio de 2023
A sigla ESG – conceito de sustentabilidade formado pelos pilares Ambiental, Social e Governança – foi tema do painel “Agenda ESG e seu impacto na relação de negócios”, dentro da programação do European Day. O evento é uma iniciativa da Imagem Corporativa destinada a contribuir para o avanço das conexões de elos da economia brasileira junto ao mercado europeu.
Nos últimos três anos, a ESG tem sido amplamente disseminada no mercado brasileiro. Na Europa, no entanto, esse conceito já baliza as ações corporativas há quase 20 anos, desde que foi mencionado pela primeira vez numa reunião da Organização das Nações Unidas (ONU).
“A Europa é o nosso farol na agenda ESG. Historicamente, são de lá os consumidores e as empresas mais exigentes em sustentabilidade”, disse Sonia Consiglio, SDG Pioneer pelo Pacto Global da ONU e mediadora do painel.
Um dos debatedores foi Clauber Andrade Souza, diretor jurídico, de GRC (governança, risco e conformidade) e de sustentabilidade da Citrosuco, produtora brasileira de alimentos – especialmente suco de laranja – que está completando 60 anos. A empresa assumiu uma série de compromissos ESG até 2030, como reduzir em 28% as emissões de CO2 e ampliar para toda a cadeia de fornecedores os mesmos parâmetros de excelência das 25 fazendas próprias, certificadas no nível ouro da Sustainable Agriculture Initiative Platform (SAI Platform), referência internacional no setor.
Claudia Elisa Soares, do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), defendeu a importância do pilar “G” da sigla ESG. Ela disse que, embora muitas vezes o destaque maior seja dado às questões ambientais e sociais quando se fala em sustentabilidade, o “G” é a base de tudo. “Só com uma boa estrutura de governança corporativa é possível desenvolver os outros dois pilares. Por isso não há letra mais ou menos importante nessa sigla. As três são essenciais.”
Conteúdo publicado pelo Estadão Blue Studio com patrocínio da Imagem Corporativa.
14 de janeiro de 2025
Estadão celebra os 471 anos de São Paulo com caderno especial
10 de janeiro de 2025
Inovação, caminho para o desenvolvimento sustentável
8 de janeiro de 2025
Maior liquidação da história da Casas Bahia acontece este mês
18 de dezembro de 2024
Propósito de Marca: Leonardo Zalcman
17 de dezembro de 2024
IA nos Negócios: André Turquetto
10 de dezembro de 2024
IA nos Negócios: Alexandre Dal Forno
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Guia de Pós + MBA 2024
11 de dezembro de 2024
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2024
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO