Debate sobre câncer aborda tratamento e prevenção

O Estadão Blue Studio realizou neste 7 de março o debate on-line “Sem medo de falar sobre o câncer”, transmitido pelas redes sociais do Estadão. O encontro contou com a presença de Elisângela Carvalho, radio-oncologista do Hospital São Rafael (BA), de Maria Del Pilar Estevez Diz, oncologista associada da Clínica Onco Star, e Paulo Hoff, […]

8 de março de 2023

O Estadão Blue Studio realizou neste 7 de março o debate on-line “Sem medo de falar sobre o câncer”, transmitido pelas redes sociais do Estadão.

O encontro contou com a presença de Elisângela Carvalho, radio-oncologista do Hospital São Rafael (BA), de Maria Del Pilar Estevez Diz, oncologista associada da Clínica Onco Star, e Paulo Hoff, presidente da Oncologia D’Or, com mediação da jornalista Rita Lisauskas. 

Os especialistas falaram sobre os detalhes do tratamento e prevenção da doença. 

Entre os tipos de câncer mais comuns, a afetarem homens e mulheres, existem medidas que reduzem a incidência ou fazem a detecção precoce para todos eles, afirma Paulo Hoff. “O mais comum é o de pele, que você tem que se proteger do sol, usar protetor solar, evitar aqueles horários em que a exposição solar é muito intensa. A maior parte é altamente curável, não precisamos nos assustar, mas é prevenível”, explica.

O presidente da Oncologia D’Or também diz que “para as mulheres, depois, vem o câncer de mama” – e que temos disponível a mamografia, que faz detecção precoce, mas que, infelizmente no Brasil, a nossa cobertura ainda fica aquém do que seria o ideal.

“E as pessoas talvez ainda não tenham a consciência de que o câncer de intestino hoje já é o terceiro entre as mulheres – e o quarto, chegando a terceiro, entre os homens também-, e há um mecanismo de prevenção: depois dos 45 anos, você pode fazer testes nas fezes, que é um exame simples, fácil, barato, todo mundo pode fazer com seu médico”, completa Hoff.

Para assistir ao debate na íntegra, clique aqui.