Debate discute tendências e desafios no ambiente de negócios brasileiro

O Estadão Blue Studio e a Deloitte promoveram um debate nesta terça (25) para falar sobre “As tendências e desafios no ambiente de negócios brasileiro”. Participaram da conversa João Gumiero, sócio-líder de Market Development da Deloitte, Giovanni Cordeiro, economista e diretor da área de Research da Deloitte, e Fernando Fujihara, sócio da área de consultoria […]

27 de abril de 2023

Debate discute tendências e desafios no ambiente de negócios brasileiro

O Estadão Blue Studio e a Deloitte promoveram um debate nesta terça (25) para falar sobre “As tendências e desafios no ambiente de negócios brasileiro”.

Participaram da conversa João Gumiero, sócio-líder de Market Development da Deloitte, Giovanni Cordeiro, economista e diretor da área de Research da Deloitte, e Fernando Fujihara, sócio da área de consultoria e líder da prática de Enterprise Technology and Performance da Deloitte. A mediação foi de Daniel Gonzales. 

A conversa teve como base uma pesquisa realizada anualmente pela Deloitte, que mapeou preocupações, tendências e desafios no ambiente de negócios brasileiro. O resultado levou à conclusão de que há certas preocupações dos empresários, como: risco inflacionário, alto nível da taxa de juros e a discussão da reforma tributária. Ao mesmo tempo, 73% afirmam que vão investir na expansão dos negócios ainda neste ano. 

Giovanni Cordeiro diz que esses desafios não são específicos desse ano de 2023, que já existiam há alguns anos. “Por exemplo, no Brasil, nós tivemos uma década, de 2011 a 2020, com crescimento anual do PIB de 0,26%, abaixo da média global. Nos últimos 2, 3 anos, com crise pandêmica, reajustes de cadeia e suprimentos, guerra e uma série de desafios… estamos vendo que o empresariado, dado esse histórico de desafios, está entendendo que precisa manter o seu negócio competitivo e preparado para as adversidades que vão acontecer no futuro.”

João Gumiero destaca que o cenário deste ano inclui custos elevados, inflação local e global e incerteza do crescimento de vendas. “Então, o que apareceu muito forte na pesquisa foi rever processos, onde achar produtividade, onde melhorar a eficiência e, consequentemente, onde cortar custos.” 

Em relação à tecnologia, um dos destaques é a migração de sistemas para a nuvem (cloud). Fernando Fujihara conta que, na pesquisa, “só 10% das empresas responderam que ainda não começaram a jornada de migração, mas que planejam começar, e quase 2/3 já migraram pelo menos metade dos workload para cloud.”

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