O Estadão Blue Studio e a Deloitte promoveram um debate nesta terça (25) para falar sobre “As tendências e desafios no ambiente de negócios brasileiro”. Participaram da conversa João Gumiero, sócio-líder de Market Development da Deloitte, Giovanni Cordeiro, economista e diretor da área de Research da Deloitte, e Fernando Fujihara, sócio da área de consultoria […]
27 de abril de 2023
O Estadão Blue Studio e a Deloitte promoveram um debate nesta terça (25) para falar sobre “As tendências e desafios no ambiente de negócios brasileiro”.
Participaram da conversa João Gumiero, sócio-líder de Market Development da Deloitte, Giovanni Cordeiro, economista e diretor da área de Research da Deloitte, e Fernando Fujihara, sócio da área de consultoria e líder da prática de Enterprise Technology and Performance da Deloitte. A mediação foi de Daniel Gonzales.
A conversa teve como base uma pesquisa realizada anualmente pela Deloitte, que mapeou preocupações, tendências e desafios no ambiente de negócios brasileiro. O resultado levou à conclusão de que há certas preocupações dos empresários, como: risco inflacionário, alto nível da taxa de juros e a discussão da reforma tributária. Ao mesmo tempo, 73% afirmam que vão investir na expansão dos negócios ainda neste ano.
Giovanni Cordeiro diz que esses desafios não são específicos desse ano de 2023, que já existiam há alguns anos. “Por exemplo, no Brasil, nós tivemos uma década, de 2011 a 2020, com crescimento anual do PIB de 0,26%, abaixo da média global. Nos últimos 2, 3 anos, com crise pandêmica, reajustes de cadeia e suprimentos, guerra e uma série de desafios… estamos vendo que o empresariado, dado esse histórico de desafios, está entendendo que precisa manter o seu negócio competitivo e preparado para as adversidades que vão acontecer no futuro.”
João Gumiero destaca que o cenário deste ano inclui custos elevados, inflação local e global e incerteza do crescimento de vendas. “Então, o que apareceu muito forte na pesquisa foi rever processos, onde achar produtividade, onde melhorar a eficiência e, consequentemente, onde cortar custos.”
Em relação à tecnologia, um dos destaques é a migração de sistemas para a nuvem (cloud). Fernando Fujihara conta que, na pesquisa, “só 10% das empresas responderam que ainda não começaram a jornada de migração, mas que planejam começar, e quase 2/3 já migraram pelo menos metade dos workload para cloud.”
Para conferir o conteúdo na íntegra, clique aqui.
6 de maio de 2024
Projetos sociais apoiados pela Unipar impactam 4 milhões de pessoas em dois anos
Previdência privada: saiba como usar o tempo a seu favor
4 de maio de 2024
Casas Bahia fecha acordo com credores de olho no futuro
7 de maio de 2024
PERFIL: Lui Lima
1 de maio de 2024
PERFIL: Allan Barros
25 de abril de 2024
PERFIL: Rafael Donato
2 de outubro de 2023
ZARA HOME LANÇA LOJA ON-LINE NO BRASIL
18 de agosto de 2023
Summit Estadão Indústria Automotiva: Etanol dá vantagem ao Brasil para atingir metas de descarbonização
10 de julho de 2023
O ESG sob vários ângulos
27 de março de 2023
Melhores Serviços 2023: veja principais marcas em 28 categorias
12 de dezembro de 2022
Estadão Empresas Mais 2022 apresenta o mais completo ranking econômico do país
8 de dezembro de 2022
Guia do MBA: confira avaliação dos principais cursos de pós-graduação do País
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO