Marcas Contectadas Tech: Vinicius Carvalho de Souza

Head de Advertising na Gameloft

8 de novembro de 2023

Marcas Contectadas Tech: Vinicius Carvalho de Souza

O Estadão Blue Studio convidou uma seleção de publicitários e executivos de mercado para darem sua visão de mercado na Série de Entrevistas: Marcas Conectadas Tech. #aproveiteoconteúdo

1. Qual o maior obstáculo para construção de marca no cenário atual?
Num mundo tão fragmentado em que vivemos, onde somos bombardeados por milhares de marcas todos os dias, a velocidade com que elas nascem e somem é impressionante. Não basta ser uma empresa de games tradicional; tem que saber criar, manter e crescer a comunidade, deixando-a sempre em evidência, no controle.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e apenas algumas continuarão relevantes ao longo dos tempos.
Existem muitos obstaculos, tais como: Concorrência, tecnologias, os valores intrínsecos, modismos e muito mais! Pandemias!

2. Considerando a solidez das comunidades nas plataformas, o Marketing de Influência é hoje a principal estratégia de comunicação?
O marketing de influência é muito importante, mas não existe uma fórmula mágica para o sucesso.
Da mesma maneira em que os influenciadores podem alavancar um produto ou serviço, em questão de segundos também podem derrubá-los.
Não pode ser considerado como a principal estratégia de comunicação.

3. Olhando para as novas gerações e o crescimento dos e-sports, quem não está nos games estará fora do game?
Segundo a Newzoo, o game está em todos os lugares, com 3,2 billhões de pessoas acessando conteúdos ao redor do mundo.
Além do consumo dos games, existem milhares que jogam profissionalmente, que assistem e são apaixonades pelo ecossistema dos esports.
Os mais jovens sonham em ser atletas profissionais, e com o avanço das plataformas mobile, o acesso e os conteúdos estão cada vez mais democráticos. Com um smartphone e o download gratuito, as oportunidades são infinitas!
É questão de tempo pra audiência e engajamento crescerem ainda mais. Quem não está nos games perderá uma oportunidade de estar num ambiente imersivo onde as pessoas se sentem mais felizes e jogam também para escaparem da realidade física; é a primeira midia que capacita os usuários a criarem experiencias próprias.
Mas cada um tem que decidir o que é melhor para si.

4. Qual a maior oportunidade para as marcas com a massificação da Inteligência Artificial e Web3?
A Web 3 trará ainda mais segurança e liberdade! Não da pra saber ainda quais serão as maiores oportunidades pras marcas, talvez agilidade no conhecimento.

5. O que torna uma marca relevante para o consumidor moderno?
Tem muitos fatores que influenciam na relevancia da marca com o consumidor moderno, tais como: Autenticidade, propósito claro, experiência do cliente, inovação constante, responsabilidade social, sustentabilidade, personalização, transparência, cultura etc.
As marcas que se destacam em várias destas areas tem mais probabilidade de prosperarem.