Marcas Conectas: Erh Ray

Fundador, CEO e CCO da BETC HAVAS

15 de junho de 2023

Marcas Conectas: Erh Ray

O Estadão Blue Studio convidou uma seleção de publicitários e executivos de mercado para darem sua visão de mercado na Série de Entrevistas: Marcas Conectadas. #aproveiteoconteúdo

1) Qual o maior obstáculo para construção de marca no cenário atual?
Acredito que o maior obstáculo atualmente seja a questão do desenvolvimento sustentável do negócio. É algo que está sendo cada vez mais cobrado das empresas, independentemente do ramo em que atuam. Os consumidores cada vez mais se posicionam contra as marcas que não atuem, ou ao menos apoiem, causas socioambientais – o que rapidamente se refletirá na escolha dos produtos que consomem.

Relacionado a isso, temos um ponto muito forte em relação à transparência: hoje em dia, o que a marca comunica precisa estar 100% alinhado ao que pratica e em todas as frentes, sejam elas campanhas, produtos, embaixadores, influenciadores ou cadeia de valor. A mensagem precisa ser coerente de ponta a ponta.

2) Considerando a solidez das comunidades nas plataformas, o Marketing de Influência é hoje a principal estratégia de comunicação?
É uma das mais novas atribuições, o que surgiu de mais recente e, claro, é importante, mas não a principal. As marcas, e, consequentemente o marketing, vão hoje ao encontro de uma necessidade humana básica, que é o senso de pertencimento. Essa evolução partiu da comunicação de via de mão única, quando só as companhias comunicam e os consumidores eram parte passiva do processo; para uma via de mão dupla, em que eles passaram a ser ouvidos; e então finalmente chegamos à fase em que os clientes são parte fundamental desse ecossistema – são todos micro influenciadores de suas marcas favoritas. Neste cenário, quando um grande embaixador da marca manifesta seu gosto, preferência ou aval às companhias que ele consome, o consumidor enxerga seu discurso de forma amplificada e se sente parte do todo, integrante daquela comunidade. E esse reconhecimento conecta de forma forte pessoas às marcas.

3) Olhando para as novas gerações e o crescimento dos e-sports, quem não está nos games estará fora do ‘game’?
É sem dúvida uma tendência muito forte no mundo atual. E nós estamos muito de olho nessa vertente, até porque fazemos parte do Grupo Vivendi, que é um grupo de entretenimento, onde a plataforma game está no DNA do grupo, que é sócio da Gameloft.

4) Qual a maior oportunidade para as marcas com a massificação da Inteligência Artificial e Web3?Tenho certeza que será transformador o jeito de criar, o jeito de pedir, o jeito de entender como essa ferramenta vai ajudar não apenas no processo criativo, mas também com relação à mídia, à entrega, para gerar mais eficiência às marcas. 

5) O que torna uma marca relevante para o consumidor moderno?
São muitos pontos que a tornam relevantes, mas acredito que os principais estejam relacionados à experiência do usuário: sejam eles o compromisso e o atendimento customizado ao cliente, considerando sua jornada e necessidades ao longo da régua de relacionamento; seja quanto ao respeito aos seus dados e privacidade, algo que passou a ser muito essencial para o público atualmente. O consumidor busca um relacionamento humanizado e individualizado, de forma que se sinta de fato importante para a marca. E isso faz toda a diferença.