CEO, EssenceMediacom BR
1 de setembro de 2023
O Estadão Blue Studio convidou uma seleção de publicitários e executivos de mercado para darem sua visão de mercado na Série de Entrevistas: Marcas Conectadas. #aproveiteoconteúdo
1. Qual o maior obstáculo para construção de marca no cenário atual?Estamos em um cenário que estamos chamando de “a nova economia da comunicação” onde os pontos de contato das marcas com as pessoas estão mais complexos, tudo pode ser considerado mídia e surgem novos modelos de negócio todos os dias. Usamos sempre o exemplo das diversas formas que você pode comprar um abacate hoje em dia. Se antes o caminho era óbvio, hoje o produto pode vir até você de diferentes formas e com a recorrência que você definir. Então, o maior obstáculo se torna em como trabalhar a cobertura e a frequência dentro de um contexto de alta personalização, com cruzamentos praticamente infinitos de interesses e audiências.
As marcas começam a ter que fazer escolhas mais precisas sobre as pessoas com as quais querem se aproximar, e esse contato passa por criar conteúdos relevantes, com uma participação genuína e frequente. Hoje, podemos usar dados e tecnologia para nos proporcionar escala, precisão e personalização na mídia. Esse potencial precisa estar aliado a uma estratégia criativa e de conteúdo que seja, ao mesmo tempo, potente e flexível, para fazer sentido para essa infinidade de segmentações.
2. Considerando a solidez das comunidades nas plataformas, o Marketing de Influência é hoje a principal estratégia de comunicação?A relevância do marketing de influência cresce juntamente com a onipresença das próprias plataformas. Já há situações em que uma plataforma sai do ar e a impressão é de que a “internet caiu”, ou seja, não existe mais uma desassociação de internet com as plataformas como Google, Meta ou TikTok. Dentro dessa perspectiva, em que as pessoas estão sempre presentes nas plataformas, quando a conexão acontece dentro das comunidades com um conteúdo aderente e relevante, combinado com a escolha correta de criadores/influenciadores, os resultados tendem a ser bastante expressivos.
Inclusive as pessoas criadoras de conteúdo conseguiram entender muito bem esse movimento e hoje formam parcerias estratégicas com nossas equipes para desenhar junto qual a melhor forma de comunicar uma mensagem para as audiências que queremos alcançar. Dominar esse momento de consideração na jornada é um dos maiores desafios das marcas, principalmente pela variedade de escolhas disponíveis e nem sempre de concorrentes diretos, então a mensagem passada através de alguém que tem conhecimento do grupo de interesse, aumenta bastante a eficácia da ação.
3. Olhando para as novas gerações e o crescimento dos e-sports, quem não está nos games estará fora do ‘game’?Nesse ponto, consideraria a influência dos games sob um aspecto ainda mais amplo, pois as mecânicas que as plataformas utilizam para incentivar o engajamento e a monetização estão fortemente fundamentadas na “gamificação” de tudo. Dessa forma, estar ligado aos games é extremamente importante para entendermos como a cultura e os comportamentos são impactados e influenciam a relação das novas gerações com as marcas. Vemos isso com novos formatos de programas de fidelidade, de categorização de clientes, no relacionamento com as marcas, programas de cashback, etc.
Ao observar essa tendência, criamos uma comunidade de games aqui na EssenceMediacom com pessoas de diferentes áreas e com os seguintes objetivos: como podemos aproveitar o máximo potencial nos games na perspectiva de “gamevertising”, como trabalhamos a gamificação em campanhas/estratégias de negócios com clientes e incentivar nossos programas internos na agência, e para a integração das pessoas de diferentes áreas em um momento de descontração.
4. Qual a maior oportunidade para as marcas com a massificação da Inteligência Artificial e Web3?A maior oportunidade para as marcas está na combinação da tecnologia com os dados de clientes que já possuem. Os novos recursos de IA podem proporcionar escala em personalização e relevância, tornando as conexões mais diretas e reduzindo a necessidade de intermediários. Isso abre a porta para as marcas repensarem todos os pontos de contato dos consumidores e parceiros, até novos modelos de negócio.
Na EssenceMediacom, nosso desafio é levar inovações para as marcas, que faz parte do nosso posicionamento global de entregar “breakthroughs”. Isso significa repensar o que já fazemos de uma forma diferente, trazer diferenciais estratégicos para superar a concorrência, ou introduzir algo totalmente novo que combine modelos de negócio ou que seja resultante de parcerias. O potencial para trazer inovação nesse novo contexto, principalmente devido à massificação da IA e ao advento da Web3, é enorme. Estas transformações tecnológicas permitem um novo nível de interação e engajamento com os consumidores, abrindo um mundo de possibilidades para as marcas se destacarem e se conectarem de maneira mais significativa com o seu público.
5. O que torna uma marca relevante para o consumidor moderno?Uma marca se torna relevante para as pessoas consumidoras quando consegue compreender e se conectar com suas paixões e interesses. No mundo atual, temos a capacidade de combinar uma infinidade de interesses e formar grupos de afinidade bastante específicos. Esses grupos podem ser compostos, por exemplo, por pessoas que gostam de esportes, culinária e filmes cult, ou que são apaixonadas por carros, games e música folk. Quando a marca consegue identificar quais são esses grupos e se envolver nas conversas de uma forma autêntica e constante, os vínculos das pessoas com a marca se fortalecem significativamente.
No entanto, a relevância de uma marca para as pessoas não se limita apenas à capacidade de se conectar com os seus interesses. Cada vez mais, elas estão cobrando que as marcas se posicionem sobre o futuro do nosso planeta e tenham uma participação mais ativa em questões sociais. Portanto, não basta que a comunicação da marca seja relevante e constante. É essencial que ela esteja acompanhada de práticas coerentes em relação a como as marcas agem em suas práticas corporativas. Ou seja, a relevância de uma marca no mundo moderno está diretamente ligada à sua capacidade de se conectar com os consumidores de maneira autêntica e responsável.
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