Head de Marketing da LG do Brasil
28 de fevereiro de 2024
O Estadão Blue Studio convidou uma seleção de publicitários e executivos de mercado para darem sua visão de mercado na Série de Entrevistas: Marcas Conectadas Tech. #aproveiteoconteúdo
1) Qual o maior obstáculo para construção de marca no cenário atual?No contexto atual em que grandes e pequenas empresas disputam as mesmas plataformas e a atenção dos consumidores no meio digital e no offline, construir uma marca sólida e reconhecida publicamente tem se tornado um grande desafio. A LG olha para as suas estratégias de marketing, que envolvem narrativas envolves e autênticas como nossa principal maneira de estabelecer uma conexão verdadeira com nossos clientes, já que usamos insights para entender suas necessidades e, assim, criarmos soluções para uma vida melhor.
Para construir-se uma marca bem-sucedida, é preciso muito mais que visibilidade, mas uma conexão genuína que vá além do produto. É preciso crar uma experiência memorável para o consumidor.
A campanha ‘Life’s Good’ é um exemplo claro do caminho que a LG pavimentou para estabelecer essa relação com seus clientes. Construímos uma ação global, lúdica e vibrante, que deseja estimular a enxergar a vida por uma prespectiva positiva, com coragem e otimismo. Nossa abordagem nesta campanha vai além dos nossos produtos, queremos contar histórias inspiradoras que ressoem emocionalmente com o público. Acreditamos no poder do exemplo.
Quando uma marca cria algo significativo para seus clientes, quando ouve suas necessidades e cria soluções sustentáveis e tecnológicas, ela está pronta para superar qualquer obstáculo que o mercado estabeleça.
2) Considerando a solidez das comunidades nas plataformas, o Marketing de Influência é hoje a principal estratégia de comunicação?O Marketing de Influência desempenha, sem dúvida, um papel significativo na estratégia de comunicação atual da LG Electronics, especialmente quando consideramos as sólidas comunidades presentes nas plataformas digitais. Nossa abordagem nesse aspecto é marcada por uma integração cuidadosa, combinando o Marketing de Influência com narrativas autênticas, com um portifólio premium de produtos e com o DNA de inovação que conduz todas as nossas entregas de marca.
Ao implementar o Marketing de Influência, buscamos que vozes como Maju de Araújo e Fernando Fernandes, influenciadores no Brasil da campanha Life’s Good, dêem vida à mensagem autênticac da LG e exemplifiquem o que queremos dizer com otimismo e coragem.
O marketing de influência existe para chegar onde a marca, por si só, não chega porque ele carrega a credibilidade e a validação externa para o produto.
3) Olhando para as novas gerações e o crescimento dos e-sports, quem não está nos games estará fora do game?Sim. Em 2022, a Pesquisa Game Brasil (PGB) revelou que 75,8% dos brasileiros – três a cada quatro cidadãos – afirmaram ter jogado mais desde o período de isolamento causado pela pandemia de Covid-19. Os números nos mostram que o público gamer e o crescimento dos e-sports não são então uma tendência passageira.
O mercado gamer é muito importante para a LG, não apenas no Brasil, mas em todos em que temos presença. Os números dessa indústria são gigantescos: a expectativa é de que a receita total do setor a nível global passe de US$227 bilhões em 2023 para US$312 bilhões em 2027, segundo dados da consultoria PwC.
E é olhando para esse cenário e sabendo que o público gamer é criterioso na seleção dos produtos para os sets, seja para jogar informalmente ou competindo em e-sports, que a LG passou a investir ainda mais nos monitores gamer UltraGear, linha reconhecida pelos usuários como uma das melhores do mercado, com taxas de resposta ultrarrápidas e opções de telas e formatos que atendem desde o jogador das horas vagas até o gamer profissional. Recentemente, tivemos melhorias nos monitores UltraGear, com a aplicação da exclusiva tecnologia OLED das TVs da LG nos monitores, que hoje contam ainda com resolução 4K.
Outra estratégia adotada pela LG para aproximar-se ainda mais do público gamer – já também contando com o marketing de Influência – é a escolha do Fluxo, time de e-spots de grande relevância nacional, para ser apoiado pela marca, estendendo também a parceria para os seus times de academy e trainee. Essa saída nos conecta com a geração Z e também traz a energia e dinânica dos jogos para darem vida às nossas telas.
4) Qual a maior oportunidade para as marcas com a massificação da Inteligência Artificial e Web3?Com a maior democratização de Web3 que já integra a IA, teremos mais transparência e acesso ao grande volume de dados disponíveis. A LG já possui na maior parte do seu portfólio – como ar condicionados, refrigeradores, lava e secas – o LG ThinQ que estuda, com o auxílio da Inteligência Artificial, os padrões e preferências para uma experiencia única e personalizada conforme o cotidiano de cada cliente.
Além disso, o webOS – sistema operacional das Smart TVs LG – utiliza IA para aprender com os gostos do usuário (o sistema interpreta como personas, o que destaca a ideia de privacidade da marca) para sugerir conteúdos ainda mais assertivos. As Smart TVs LG 2023 também são compatíveis com o padrão Matter, cada vez mais popular em dispositivos inteligentes, para que a TV se torne uma verdadeira central da casa inteligente do consumidor, podendo enviar comando para dispositivos como ar-condicionado, máquina de lavar, lâmpadas, entre outros, seja da marca LG ou não.
5) O que torna uma marca relevante para o consumidor moderno?Não existe relevância sem que uma marca prove ao consumidor o valor agregado de seus produtos, sem que suas tecnologias tornem a vida dessas pessoas melhores.
Hoje, para o consumidor moderno, uma marca deve sempre fazer a lição de casa e dar um passo a mais. Deve deixar claro o seu propósito, ouvir incansavelmente o seu cliente, ter um compromisso com a inoação, transparência, fomentar espaços de conversas nas redes sociais, ser apta a adaptar-se à diferentes culturas e também personalizar experiências. Todo cliente quer ser único.
O DNA da LG está intrinsecamente ligado à inovação tecnológica de mãos dadas integralmente com a sustentabilidade, responsabilidade social e autenticidade. Temos parcerias estratégicas, como a da ABREE, para a logística reversa de produtos antigos, somos comprometidos em criar novas soluções econômicas e com alta performance. Existimos para oferecer tecnologia que traga praticidade e conforto aos lares globais, permitindo que as pessoas desfrutem de momentos significativos, como o tempo com a família e amigos, reforçando e vivenciando nossa a mensagem de que ‘Life’s Good’.
6 de dezembro de 2024
Qualidade e segurança devem nortear escolha por um bom hospital
Belo Monte: energia essencial para o Brasil
5 de dezembro de 2024
Igreja Maranata promove 4ª edição do Trombetas e Festas
23 de agosto de 2024
PERFIL: Rubens Angelo
20 de agosto de 2024
Propósito de Marca: Vico Benevides
26 de julho de 2024
PERFIL: Leonardo Aguiar
8 de novembro de 2024
Do Brasil para o Mundo: Fórum Estadão Think Discute Soluções Globais
7 de novembro de 2024
Estadão Summit Agro: o futuro do agronegócio em debate
5 de novembro de 2024
Conheça os vencedores do Prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar
28 de outubro de 2024
Marcas Mais 2024: Estadão divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
17 de outubro de 2024
Marcas Mais 2024: premiação acontecerá em São Paulo, dia 23
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO