Diretora de Parcerias, Relações Públicas e Engajamento do Consumidor no PokerStars
5 de dezembro de 2023
O Estadão Blue Studio convidou uma seleção de publicitários e executivos de mercado para darem sua visão de mercado na Série de Entrevistas: Marcas Conectadas Tech. #aproveiteoconteúdo
1. Qual o maior obstáculo para construção de marca no cenário atual?À medida que o cenário midiático – incluindo as redes sociais – está mudando rapidamente, há indicadores inegáveis de que as audiências estão se tornando cansadas quando se trata de certas comunicações de marca. Recentemente, participei de uma discussão promovida pela Brand Inertia, que explorou se os consumidores pararam de se importar com as marcas. Os dados revelaram que, dentro das categorias, os consumidores estão tendo dificuldade em diferenciar as marcas e não se sentem tão conectados a elas como há dois anos, com alguns optando por se desvincular ativamente das comunicações das marcas, se sentindo sobrecarregados por um excesso de conteúdo muitas vezes irrelevante. Isso é algo que mantemos em mente no PokerStars. Queremos ser capazes de construir uma conexão real com nossa comunidade, o que se resume a como nos comunicamos com eles e às recompensas que oferecemos. Nossas raízes estão em ser uma marca de entretenimento, e existem muitos ativos que podemos aproveitar, como nossos eventos ao vivo, nosso conteúdo, nossos talentos e nossos parceiros, para nos envolvermos de forma autêntica e com o benefício do cliente em mente, desenvolvendo parcerias, patrocínios e embaixadores específicos para cada país, em vez de uma abordagem única que sirva para todos, como é o caso no Brasil, onde trabalhamos duro nos últimos anos para construir relacionamentos – por exemplo, com Neymar Jr. e Team FURIA – que exploram os pontos de paixão dos brasileiros e são relevantes para eles. Mais especificamente para o PokerStars, uma parte essencial da construção de nossa marca é tentar tornar o esporte mais inclusivo e acessível para todos. Recentemente, conduzimos uma pesquisa que revelou que menos de 10% dos jogadores de pôquer são mulheres, e entendemos a importância de mudar as percepções de que o pôquer é um esporte dominado por homens. Estamos no meio de uma campanha de três anos para promover mudanças em nossa comunidade e superar as barreiras que as mulheres enfrentam, incluindo parcerias com a Poker Power, uma organização liderada por mulheres, e a realização bem-sucedida de um bootcamp para mulheres pelo segundo ano consecutivo. Essa oportunidade oferece às jogadoras a chance de crescer no jogo, com mais oportunidades de jogar, e as melhores participantes – incluindo do Brasil – podem participar de um dos nossos eventos do European Poker Tour ao vivo.
2. Considerando a solidez das comunidades nas plataformas, o Marketing de Influência é hoje a principal estratégia de comunicação?O Marketing de Influência é obviamente muito importante nos dias de hoje, mas também vejo isso como um espaço que se tornou extremamente concorrido, e mais uma vez as pessoas podem se sentir sobrecarregadas pela quantidade de informações. Onde os influenciadores, especialmente aqueles que não têm um histórico no pôquer, podem adicionar um valor tremendo é em sua capacidade de alcançar uma nova audiência que compartilha interesses semelhantes. É vital que estejamos alinhados com influenciadores que tenham um interesse natural e se encaixem conosco, além de entender se o que temos a oferecer será do interesse de suas comunidades. Os influenciadores certos podem autenticamente emprestar sua voz e adicionar credibilidade por meio de seu conteúdo criativo. Isso funciona particularmente bem quando estamos buscando atingir audiências adjacentes, como fãs de e-sports ou Fórmula 1, para mostrar nossas parcerias com Team FURIA e Oracle Red Bull Racing. Os relacionamentos com influenciadores que construímos baseiam-se em um interesse inicial tanto do influenciador quanto de suas comunidades pelos produtos e eventos que oferecemos, e seguimos juntos em jornadas em que o que comunicamos às suas comunidades evolui com base no que eles apreciam. Por exemplo, pode ser uma viagem de pôquer para um local exótico, mostrando aquele estilo de vida ou as oportunidades que existem nesse meio, ou pode ser mostrar como o pôquer é uma maneira de aprimorar habilidades que se transferem da mesa de pôquer para a vida e os negócios, ou pode ser simplesmente uma forma para a comunidade ganhar algo inesquecível que transcende o pôquer e aponta para outras coisas nas quais eles têm interesse. Não é uma abordagem única que sirva para todos, e é importante lembrar isso ao trabalhar com influenciadores. Se não for autêntico e o conteúdo não for interessante, parecerá apenas um anúncio pago, e hoje em dia as pessoas enxergam direto através disso. Além disso, o Marketing de Influência não é a única ferramenta que temos quando se trata de comunicações de marca. Quando se trata de falar com nossos clientes existentes, garantimos que tenhamos constantemente novas e interessantes ofertas e histórias para contar, seja por meio de e-mail, mídia digital, afiliados, redes sociais ou blogs. Também trabalhamos com muitas mídias de pôquer em todo o mundo que nos desafiam constantemente. Os jogadores de pôquer profissionais com os quais nos associamos, como André Akkari, também desempenham um papel importante aqui e são definitivamente influenciadores por si só na comunidade. O Marketing de Influência pode ter seus desafios, como a dependência, preocupações regulatórias e controle limitado, mas no PokerStars, sempre há a necessidade de compreender profundamente nossos canais e estar atentos, para que possamos diversificar com marketing de conteúdo, publicidade paga e construção de comunidade que atendam ao equilíbrio certo com base em nosso público principal e nos objetivos do negócio como um todo.
3. Olhando para as novas gerações e o crescimento dos e-sports, quem não está nos games estará fora do game?É sempre importante compreender as tendências populares, especialmente quando algo reúne as pessoas da maneira como os esportes eletrônicos fazem. O pôquer tem uma forma natural de fazer isso, especialmente quando é jogado ao vivo ou transmitido. Atualmente, apesar de todos estarmos passando por nossas vidas em nossas esferas pessoais e profissionais “juntos separados” por meio da tecnologia e de como as coisas evoluíram desde a pandemia, parece que as pessoas apreciam uma sensação moderna de conexão. Os jogos são uma ótima maneira de fazer isso, e os esportes eletrônicos têm aquele toque adicional de drama que você não encontra tanto quando joga outros jogos online. O crescimento dos esportes eletrônicos é de grande importância, e se as marcas puderem aproveitar a enorme popularidade dos jogos, elas absolutamente devem – no entanto, isso deve ser feito de maneira legítima. Somos afortunados porque o pôquer e os esportes eletrônicos se encaixam muito bem, há muitas coisas em comum, desde habilidades, estratégias até a comunidade que isso cria. Portanto, há muito que podemos fazer juntos naturalmente. O PokerStars é uma parceira-chave do Team FURIA, que foi co-fundado e é liderado pelo nosso próprio PokerStars Team Pro, André Akkari, e patrociná-los é uma ótima maneira de nos envolvermos nesse mercado em expansão. Muitos membros da equipe jogam pôquer, e grande parte da comunidade tem um grande interesse. É uma parceria realmente bem-sucedida, então as marcas precisam apenas encontrar uma maneira natural de se conectar com ela e sua comunidade, caso contrário, pode parecer muito forçado. No entanto, com base no que tenho experimentado, há muitas oportunidades fora dos jogos. Você apenas precisa entender as pessoas com as quais está falando!
4. Qual a maior oportunidade para as marcas com a massificação da Inteligência Artificial e Web3?Reconhecemos e investimos no potencial da aprendizagem de máquina cedo, e nossas tecnologias estão ativas há algum tempo. Hoje, elas são uma ferramenta importante, pois monitoramos vigorosamente nossas mesas para proteger a integridade do jogo e garantir um campo de jogo igual para todos. A beleza da inteligência artificial e da aprendizagem de máquina é que ela funciona nos dois sentidos. Para nós, tem um incrível potencial para melhorar o pôquer online, não apenas em termos de segurança, integridade do jogo e, muito importante, jogos responsáveis e segurança dos jogadores, mas também para uso em ferramentas de suporte e educação, personalização de experiências e conteúdo, e melhoria da acessibilidade.
5. O que torna uma marca relevante para o consumidor moderno?Existem seis áreas-chave nas quais uma marca pode se concentrar para garantir que permaneça relevante para o consumidor moderno e se conecte com seu público de maneira eficaz. Isso inclui:
Autenticidade: Transmitir consistentemente valores, crenças e ações genuínas que se alinham com a identidade da marca.
Engajamento com a Comunidade em Diferentes Canais: Construir e nutrir uma comunidade leal da marca por meio de interações e feedback.
Inovação: Permanecer na vanguarda das tendências da indústria e da tecnologia para oferecer produtos e experiências inovadores.
Personalização e Recompensas: Personalizar produtos, serviços e conteúdo de acordo com as preferências individuais dos clientes por meio de insights baseados em dados.
Acessibilidade e Inclusividade: Atender aos clientes onde quer que estejam, seja online ou offline, garantindo uma experiência sem interrupções. Compreensão do Público: Entender seus clientes e aqueles que você deseja que se tornem seus clientes. Conhecer os pontos de dor e paixão deles, o percurso deles por meio de seus produtos e o que representa um obstáculo para eles. Também é importante compreender não apenas o que está acontecendo em seus canais, mas que tipo de conteúdo seus clientes existentes e potenciais estão consumindo e onde, para que você possa aproveitar ao máximo os poucos segundos que tem para engajá-los.
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