Marcas Conectadas Tech: Lillian Dakessian

Head de Marca e Comunicação da Amazon no Brasil

17 de janeiro de 2024

Marcas Conectadas Tech: Lillian Dakessian

O Estadão Blue Studio convidou uma seleção de publicitários e executivos de mercado para darem sua visão de mercado na Série de Entrevistas: Marcas Conectadas Tech. #aproveiteoconteúdo

1. Qual o maior obstáculo para construção de marca no cenário atual?
Num mundo onde somos bombardeados com milhares de informações todos os dias, criar uma marca que realmente atraia a atenção, se conecte localmente e permaneça na memória dos consumidores é um grande desafio. É crucial proporcionar experiências de marca que sejam únicas e que façam sentido para seu público, desde dar um atendimento excepcional, até criar conteúdos e campanhas que engajem a audiência. 
Em todos os países em que a Amazon está presente, é parte inerente do negócio a constante aproximação e construção da marca Amazon, com seu público local. Aqui não é diferente. Queremos nos aproximar cada vez mais do brasileiro e trazer campanhas e conteúdos com temas que são relevantes aqui, trazendo consistência na conexão da Amazon Brasil com seu público.
Um exemplo prático é como localizamos as campanhas globais. Esse ano, a Amazon lançou globalmente o posicionamento “It’s on Prime”, que foi adaptado no Brasil como “Tá no Amazon Prime”. Queremos reforçar que tudo que os nossos clientes gostam está no Amazon Prime. Sabemos que o brasileiro ama futebol, por exemplo, então reforçamos os nossos conteúdos que a assinatura oferece desde frete grátis para itens de futebol, como bolas e camisetas, até transmissões ao vivo de jogos da Copa do Brasil no Prime Video. E essa comunicação é replicada para várias outras paixões, como música sertaneja, games, cultura pop.

2. Considerando a solidez das comunidades nas plataformas, o Marketing de Influência é hoje a principal estratégia de comunicação?
O marketing de influência é um pilar importante da estratégia de comunicação da uma marca. Não só ajuda as empresas a atingirem um público gigante e engajado, mas também cria confiança e credibilidade com os consumidores. É por isso que na Amazon Brasil estamos investindo cada vez mais em trazer os influenciadores não somente nas campanhas de marca, mas também como forma de acelerar o negócio e gerar vendas.
Em maio deste ano, lançamos no Brasil o nosso programa Amazon Influencers, reconhecido globalmente como exemplo do nosso compromisso em aprimorar essa estratégia de influência e aproximação com os mais diversos públicos. Nesse programa, os criadores de conteúdo podem se inscrever, curar uma seleção de produtos em uma página personalizada e ainda rentabilizar sua influência com links de afiliados. A nossa ideia é criar uma conexão direta entre o influenciador e os seguidores, inspirando-os com a variedade enorme de produtos que a Amazon.com.br tem. Estamos entusiasmados em fortalecer essa conexão, criando uma plataforma que não só ajuda a descobrir produtos incríveis, mas também proporciona oportunidades de monetização para os criadores.

3. Olhando para as novas gerações e o crescimento dos e-sports, quem não está nos games estará fora do game?
Hoje em dia é super importante que as marcas estejam conectadas aos esportes digitais e games, dado o crescimento exponencial e a influência significativa desse segmento. Os e-sports estão indo além do entretenimento, emergindo como uma forma de cultura global que atrai milhões de espectadores e jogadores apaixonados. Quando as marcas marcam presença no universo dos e-sports, não só alcançam um público diversificado e engajado, como também se posicionam de forma estratégica para aproveitar as oportunidades que estão surgindo, conectadas ao interesse desse público. 
A Amazon tem uma presença global no segmento de e-sports através da Twitch, plataforma de streaming de jogos ao vivo adquirida pela empresa em 2014, e do Prime Gaming, que é um dos benefícios aos assinantes Amazon Prime. O Prime Gaming oferece acesso a jogos gratuitos, uma assinatura mensal – também gratuita – para um canal da Twitch e muitas outras vantagens. 

Nosso compromisso com o programa Amazon Prime é trazer uma abordagem completa e inclusiva, com diversos benefícios além do gaming, que vão desde frete grátis e rápido em uma variedade enorme de produtos, até acesso ao Prime Video, Prime Music e Prime Reading, com uma seleção enorme de filmes, séries, músicas, livros e revistas digitais, tudo isso em uma única assinatura. 

4. Qual a maior oportunidade para as marcas com a massificação da Inteligência Artificial e Web3?
De maneira geral, o mundo ainda está se adaptando ao uso da inteligência artificial, mas já podemos ver benefícios em várias áreas, desde a geração de recomendações personalizadas com base no histórico do usuário até a otimização da jornada do consumidor. A Amazon.com.br tem como compromisso oferecer uma ampla seleção, preços acessíveis e entregas rápidas, e a IA nos ajuda, aprimorando a experiência de compra do cliente em todas as etapas, visando facilitar a busca por produtos, simplificar o processo de pagamento e proporcionar entregas eficientes. Além disso, é importante destacar o papel crucial da IA na otimização da experiência de vendas, com constante inovação em ferramentas e serviços para apoiar nosso e-commerce e tornar o processo de venda mais simples e eficiente. No fim, o objetivo principal é proporcionar a melhor experiência de compra e venda.

5. O que torna uma marca relevante para o consumidor moderno?
Tornar uma marca relevante para o consumidor moderno envolve um entendimento profundo das suas necessidades, desejos e aspirações. Na Amazon Brasil, estamos sempre centrados no cliente, olhando as tendências e a evolução do comportamento do consumidor – e baseado nisso traçamos nossos planos. Isso passa por oferecer aos nossos clientes os serviços mais inovadores que temos no mundo, ótima experiência de compra, sem fricção, por meio de ampla seleção de produtos, bons preços e frete rápido até trazer conteúdos e gerar conversas que sejam relevantes e conectem com nosso público.