CEO da Rogue Unit
20 de março de 2024
O Estadão Blue Studio convidou uma seleção de publicitários e executivos de mercado para darem sua visão de mercado na Série de Entrevistas: Marcas Conectadas Tech. #aproveiteoconteúdo
1) Qual o maior obstáculo para construção de marca no cenário atual?Com a imensa quantidade de conteúdo disponível online, as marcas enfrentam o desafio de se destacarem e criarem conexões significativas com o público gamer. Apesar de ser um mercado já consolidado e com público muito bem setorizado, as marcas ainda têm dificuldade de compreender o universo dos games. Ainda há uma maneira de se enxergar os jogos como “outdoors ambulantes”. Para nós, o maior obstáculo reside em uma mudança de pensamento, em substituir o “marketing pelo marketing” pela criação de uma comunidade engajada com possíveis “brand lovers”.
Na Rogue Unit, entendemos que a chave para superar esse obstáculo é a inovação contínua e a criação de experiências únicas e envolventes que ressoem autenticamente com os usuários, especialmente com as novas gerações.
Nesse sentido, acreditamos que games e experiências imersivas são o futuro, pois potencializam infinitamente o nível de engajamento do público-alvo da campanha. Nos dias de hoje, jogadores passam horas se divertindo com jogos online. Este tempo e nível de engajamento é muito superior quando comparado a estratégias convencionas.
2) Considerando a solidez das comunidades nas plataformas, o Marketing de Influência é hoje a principal estratégia de comunicação?Sim, o Marketing de Influência é uma estratégia crucial, especialmente considerando a solidez das comunidades online. As plataformas digitais proporcionam alto engajamento e fidelidade aos influenciadores, permitindo a humanização de marcas e estabelecendo uma conexão orgânica com as audiências.
Na Rogue Unit, adotamos uma abordagem integrada, combinando a criação de experiências imersivas atualizáveis com o Marketing de Influência vindo de nossos parceiros. Essa combinação potencializa o engajamento, aproveitando as comunidades estabelecidas pelos influenciadores para fortalecer os projetos de nossos clientes de forma eficaz.
3) Olhando para as novas gerações e o crescimento dos e-sports, quem não está nos games estará fora do game?Sim. Estar presente nos games é crucial para marcas que desejam se conectar com as novas gerações. Os e-sports e os games em geral não são apenas formas de entretenimento, mas plataformas culturais onde as comunidades se formam e crescem.
Integrar-se aos universos de games permite às marcas engajarem de forma significativa com um público ativo e apaixonado, que valoriza a autenticidade e a inovação.
4) Qual a maior oportunidade para as marcas com a massificação da Inteligência Artificial e Web3?A inteligência artificial é uma ferramenta poderosa, contudo, deve ser compreendida e utilizada como tal. Sua eficácia não está em agir sozinha, mas na habilidade de ser integrada de forma inteligente ao processo criativo, acelerando a produção de conteúdos intermediários e enriquecendo soluções com eficiência.
A verdadeira magia da IA reside na sua aplicação estratégica, de forma a trazer celeridade em processos repetitivos, sempre complementando, e não substituindo, a inventividade humana.
5) O que torna uma marca relevante para o consumidor moderno?Uma marca se torna relevante para o consumidor moderno através da autenticidade e identificação do público-alvo, por meio de engajamento significativo e alinhamento com valores e interesses do público. É crucial que as marcas demonstrem compreensão e respeito pelas questões importantes para seus consumidores, além de se adaptarem às mudanças nas preferências e comportamentos.Ser gamer é extremamente comum para “consumidor moderno”: no mundo, mais de 90% das gerações Z e Alpha são gamers, e mais de 80% dos Millenials (fonte). No Brasil, o mercado gamer é enorme e altamente diversificado, sendo o segundo país mais ativo na plataforma Roblox. Dessa forma, nós acreditamos que para uma marca ser relevante ela precisa, necessariamente, estar inserida no mercado de games. Para isso, nos esforçamos para manter a relevância de nossos clientes criando experiências imersivas que não apenas trazem a exposição para a marca, mas também divertem e ressoam com os valores e desejos de seus usuários, estabelecendo uma conexão duradoura com a comunidade gamer e além.
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