Sócio e CMO do Itaú Unibanco
31 de janeiro de 2024
O Estadão Blue Studio convidou uma seleção de publicitários e executivos de mercado para darem sua visão de mercado na Série de Entrevistas: Marcas Conectadas Tech. #aproveiteoconteúdo
1. Qual o maior obstáculo para construção de marca no cenário atual?Penso que o maior obstáculo reside no desafio de se manter relevante, sem abrir mão de consistência. Um processo que só é possível quando temos a consciência de que não se sabe tudo e a humildade e abertura para ouvir, aprender e se transformar continuamente – sem abrir mão dos valores e
da essência da marca.
2. Considerando a solidez das comunidades nas plataformas, o Marketing de Influência é hoje a principal estratégia de comunicação?Se considerarmos influência no seu sentido mais amplo, sim. Agora, se restringirmos marketing de influência às plataformas, não necessariamente. O que quero dizer aqui é que, de certa forma, no marketing tudo é sobre influência, sobre nossa capacidade de influenciar positivamente as escolhas das pessoas. Sendo assim, não é sobre as plataformas, mas sobre a nossa capacidade de construir também a partir delas – e não exclusivamente nelas – conversas verdadeiras, relevantes e potentes.
3. Olhando para as novas gerações e o crescimento dos e-sports, quem não está nos games estará fora do game? Para mim, as marcas que não entenderem com velocidade e profundidade a mudança de comportamento das pessoas estarão sempre fora do game. As novas gerações enxergam o mundo com uma lente gamificada e, sendo assim, seja nos games ou não, as narrativas precisam incorporar as características de conexão, co-criação, inventividade e experiência que fazem dos games referenciais muito fortes para a construção de cultura e geração de novas demandas e oportunidades para as marcas.
4. Qual a maior oportunidade para as marcas com a massificação da Inteligência Artificial e Web3?Além das oportunidades pontuais de produzir campanhas e ações que seriam impossíveis, como foi o caso da nossa ação durante a Copa Feminina, em que montamos a Seleção Brasileira que nunca existiu, a Inteligência Artificial terá um papel crucial em avançar a produtividade do profissional de marketing. Atuando de maneira complementar à entrega “humana”, tornando exponencial, por exemplo, a capacidade de gerar variações de materiais e colocar todos para serem testadas com clientes reais. A ampliação da construção de referência, fundamental para um bom profissional de marketing, também ganha um importante aliado.
5. O que torna uma marca relevante para o consumidor moderno?Tornar a vida mais simples, gerar experiências novas e inesquecíveis e, sobretudo, conseguir combinar a excelência do que entrega com verdade, humanidade e um propósito inspirador.
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