Sócia fundadora da Warrior Streaming Media
1 de março de 2024
O Estadão Blue Studio convidou uma seleção de publicitários e executivos de mercado para darem sua visão de mercado na Série de Entrevistas: Marcas Conectadas Tech. #aproveiteoconteúdo
1) Qual o maior obstáculo para construção de marca no cenário atual?Acredito que a rápida evolução tecnológica e as mudanças constantes nas preferências dos consumidores são os maiores obstáculos para a construção de marca atualmente. É cada vez mais desafiador destacar-se e criar uma identidade de marca única e memorável. Relevância e adaptabilidade são a chave. Acredito que encontrar maneiras inovadoras de diferenciar-se no mercado e conectar-se genuinamente com o público-alvo tornou-se um desafio crucial para os profissionais de marketing.
2) Considerando a solidez das comunidades nas plataformas, o Marketing de Influência é hoje a principal estratégia de comunicação?Rotulá-lo como a “principal” estratégia de comunicação pode ser um tanto simplista, pois a eficácia de qualquer estratégia de marketing depende do contexto, do público-alvo e dos objetivos específicos da marca.
O Marketing de Influência, sem dúvida, é uma ferramenta poderosa e se destaca por sua capacidade de alcançar públicos altamente segmentados por meio de figuras de autoridade, líderes de opinião e criadores de conteúdo que já possuem uma base sólida de seguidores engajados. Esses influenciadores têm o poder de transmitir mensagens autênticas e relevantes para suas comunidades, o que pode resultar em maior alcance, credibilidade e conversão para as marcas.
Acredito que o melhor é adotar uma abordagem integrada, combinando diferentes táticas e um conjunto de ferramentas disponíveis para as marcas alcançarem e se conectarem com seu público-alvo no mundo digital.
3) Olhando para as novas gerações e o crescimento dos e-sports, quem não está nos games estará fora do game?Definitivamente, considerando o cenário atual das novas gerações e o crescimento exponencial dos e-sports, é crucial para as marcas estarem presentes no universo dos jogos. A indústria dos games deixou de ser apenas um entretenimento de nicho para se tornar uma força cultural dominante, com um público diversificado e altamente engajado.
Primeiramente, as novas gerações estão cada vez mais imersas no mundo dos jogos. Desde jovens até adultos, o público gamer abrange uma ampla faixa demográfica e representa uma parcela significativa da população mundial. Ignorar esse mercado é perder uma oportunidade valiosa de se conectar com uma audiência vibrante e influente que já não consome os meios de comunicação tradicionais.
Além disso, os e-sports estão transformando a maneira como vemos o entretenimento competitivo. Eventos de e-sports estão atraindo multidões presenciais e audiências online massivas, rivalizando com os eventos esportivos tradicionais em termos de espectadores e engajamento. Marcas que se associam aos e-sports têm a oportunidade de alcançar um público apaixonado e altamente leal, que está aberto a mensagens de marca relevantes e autênticas.
O universo gamer oferece um ambiente único para as marcas se destacarem através de parcerias estratégicas, publicidade inovadora e até mesmo integração de produtos dentro dos próprios jogos. A capacidade de alcançar os consumidores de forma interativa e envolvente, as marcas que não exploram o universo dos games correm o risco de ficarem para trás em um mundo cada vez mais digital e orientado pela cultura gamer. Em suma, estar presente nos games não é apenas uma opção, mas uma necessidade para as marcas que desejam permanecer relevantes e competitivas no mercado atual.
4) Qual a maior oportunidade para as marcas com a massificação da Inteligência Artificial e Web3?Na Warrior Streaming trabalhamos com inteligência artificial que ativa as campanhas dos anunciantes em momentos específicos do jogo ou da live streaming oferecendo uma experiência diferenciada tanto para o gamer quanto para a sua audiência.
No caso da marca GSK – vacinas, ao atingir menos de 80% na barra da vida de determinados jogos a I.A. ativa a campanha motivando a audiência a se vacinar contra a meningite. Para Boticário os gatilhos de ativação das campanhas por I.A. eram movimentos específicos no jogo Valorant em que as peças criativas faziam alusão a pontaria das jogadores na hora de se maquiar. Já para Netflix no lançamento da série Avatar, a inteligência artificial é ativada por comando de voz.
Dito isso, acredito que atualmente a grande oportunidade que as marcas têm acesso é a capacidade de personalização e interação aprimorada com os consumidores, que permitem experiências mais imersivas, relevantes e autênticas.
5) O que torna uma marca relevante para o consumidor moderno?Penso que uma marca se torna relevante ao oferecer mais do que apenas um produto ou serviço. Ela precisa criar conexões emocionais, fornecer soluções para problemas reais, adotar práticas sustentáveis e sociais responsáveis, demonstrar autenticidade e transparência em suas ações, além de se adaptar continuamente às necessidades e preferências em constante evolução do seu consumidor.
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