Sócia e CSO da DRUID
10 de janeiro de 2024
O Estadão Blue Studio convidou uma seleção de publicitários e executivos de mercado para darem sua visão de mercado na Série de Entrevistas: Marcas Conectadas Tech. #aproveiteoconteúdo
1. Qual o maior obstáculo para construção de marca no cenário atual?A completa descentralização e não linearidade dos pontos de contato e conteúdos consumido pelas pessoas. Para se construir uma marca, precisamos construir narrativas e experiências que encantem e marquem as pessoas. Um outro desafio, relacionado a esse, é o da diferenciação. A diferenciação é, ao mesmo tempo, um desafio e a solução. Como não caímos nas narrativas clichês e nas fórmulas clichês construção de mensagens e de territórios de comunicação,
2. Considerando a solidez das comunidades nas plataformas, o Marketing de Influência é hoje a principal estratégia de comunicação?Ele não é a principal estratégia de comunicação, mas ele precisa ser considerado como parte de uma plataforma e com um papel específico. Os influencers ajudam a dar leveza, escala e personalização para nossas mensagens. Mas esse asset precisa estar dentro de uma estratégia maior da marca garantindo potência, consistência e equity.
3. Olhando para as novas gerações e o crescimento dos e-sports, quem não está nos games estará fora do game?Com certeza. É um universo que não tem mais como ser ignorado. E o game oferece tantas camadas, desde o viés mais competitivo ao viés lifestyle; são tantas as conexões que uma marca pode fazer com o universo, que a marca que não dialogar com isso, se afastará de um importante vetor de geração de conversas e cultura pop.
4. Qual a maior oportunidade para as marcas com a massificação da Inteligência Artificial e Web3?Temos diversas oportunidades, muitas ainda sendo testadas, consolidadas e descobertas. Mas gostaria de focar no ponto da inovação e do encantamento. Esses são 2 temas que ainda não estão saturados pelas marcas e pelo mercado. E no desafio sempre cotidiano que nós publicitários e marceneiros enfrentamos pra destacar e diferenciar as marcas, temos aqui duas ótimas ferramentas. Por exemplo, a web3 traz um enorme potencial de novas dinâmicas de programas de fidelidade pra comunidades que ainda não foi totalmente descoberto pelo mercado.
5. O que torna uma marca relevante para o consumidor moderno?Precisa prover experiências e não fazê-lo perder seu tempo. Seja em uma jornada de compra complexa ou com fricção, seja fazendo-o assistir uma propaganda datada, ou gerando uma expectativa via produto e comunicação que não vai ser satisfeita. Nosso papel como comunicadores é levar o consumidor para uma relação agradável com as marcas. E daí o papel de ser memorável, oferecer experiências, inovação, surpreender. E aqui vejo os games como um universo de muito potencial para isso.
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