Marcas Conectadas: Ricardo John

CEO e CCO, FCB Brasil

6 de setembro de 2023

Marcas Conectadas: Ricardo John

O Estadão Blue Studio convidou uma seleção de publicitários e executivos de mercado para darem sua visão de mercado na Série de Entrevistas: Marcas Conectadas. #aproveiteoconteúdo

1. Qual o maior obstáculo para construção de marca no cenário atual?
Quebrar o muro que separa o marketing de performance da construção de marca.

Nos últimos anos vem acontecendo uma migração massiva das verbas de marketing para a mídia de performance em detrimento da construção de marca. Precisamos fazer com que os CMO’s entendam que uma coisa puxa a outra. Uma marca que seduz, encanta e diverte ao invés de apenas perseguir os consumidores, torna o trabalho de conversão de fundo de funil muito mais fácil e fértil.

2. Considerando a solidez das comunidades nas plataformas, o Marketing de Influência é hoje a principal estratégia de comunicação?
Quando não é a principal, é seguramente um pilar importante e indispensável em qualquer estratégia de comunicação.  Saímos da era do porta-voz de marca para a era dos porta-vozes. A comunicação está mais descentralizada, mas não por isso menos potente.

3. Olhando para as novas gerações e o crescimento dos e-sports, quem não está nos games estará fora do game?
Marcas que almejam ser culturalmente relevantes precisam encontrar uma maneira de conversar com a audiência gamer sob o risco de perder uma fatia de suas audiências que só cresce.

4. Qual a maior oportunidade para as marcas com a massificação da Inteligência Artificial e Web3?
Para além dos ganhos de escala e eficiência que as ferramentas de IA e Web3 geram, a oportunidade está em como aplicá-las no universo de construção de marca. Nesse caso acredito que o formato é a “dobradinha ” entre o artesanato do insight humano, do entendimento do consumidor aliado a velocidade de consulta e aprendizado das ferramentas de IA e WEB3

5. O que torna uma marca relevante para o consumidor moderno?
A habilidade de parecer humana aos olhos do consumidor. A capacidade de fazer com que ele se enxergue nas campanhas e crie identificação profunda com aquilo que vai consumir.