Diretora de Comunicação Corporativa da GSK
11 de maio de 2023
O Estadão Blue Studio convidou uma seleção de publicitários e executivos de mercado para darem sua visão de mercado na Série de Entrevistas: Marcas Conectadas. #aproveiteoconteúdo
1. Qual o maior obstáculo para construção de marca no cenário atual?Num cenário cada vez mais dinâmico, as marcas precisam estar em constante transformação construindo relações de confiança com todos os seus públicos. Os consumidores exigem cada vez mais marcas que atuem com propósito, valores claros e proporcionem experiências personalizadas. Ter um posicionamento consistente, genuíno, em linha com as suas crenças e um olhar atento às necessidades do consumidor é fundamental em um cenário onde os stakeholders querem se relacionar além das marcas e logotipos. Quando a marca não tem clareza de quem ela é, é impossível estabelecer conexão.
2. Considerando a solidez das comunidades nas plataformas, o Marketing de Influência é hoje a principal estratégia de comunicação?Sem dúvida, o Marketing de Influência vem ganhando muito espaço e protagonismo nas estratégias de comunicação. Mas acredito que ele seja mais uma possibilidade dentro de outras ações. Para mim, o mais importante é ter clareza do objetivo e da necessidade do seu público, só assim teremos um repertório maior de ações dentro do planejamento, e ainda, teremos mais chance de trazer inovação nas ideias e propostas.
3. Olhando para as novas gerações e o crescimento dos e-sports, quem não está nos games estará fora do ‘game’?A indústria dos games, ou e-sports, atrai hoje milhões de pessoas e já passa, como indústria, o cinema. Como profissionais de comunicação, temos que estar atentos e aumentar ainda mais nosso conhecimento sobre este novo “ambiente” e criar formas de integrar as marcas, produtos ou serviços a este universo. Mas reforço meu ponto em saber qual nosso objetivo e propósito como marca para um planejamento estratégico mais eficiente. Quando temos clareza da nossa missão e estamos focados em atender às necessidade do nosso público, temos mais chances de desenvolver estratégias que integrem marca e consumidor de forma genuína.
4. Qual a maior oportunidade para as marcas com a massificação da Inteligência Artificial e Web3?Sabemos que estamos testemunhando uma nova evolução tecnológica que irá impactar a vida de todos, assim como a internet e outras que vieram à partir dela. Mas ainda temos muito o que aprender antes de incorporá-las definitivamente às estratégias das marcas. Ao meu ver devemos aproveitar este momento e experimentar cada possibilidade, ganhar conhecimento e experiência, para acompanhar esta evolução.
5. O que torna uma marca relevante para o consumidor moderno?Uma marca se torna relevante para o consumidor quando ela entrega não apenas um produto ou um serviço de qualidade, mas um propósito claro, genuíno e que tenha impacto significativo para a sociedade e o meio ambiente. Não apenas o consumidor, mas todos os stakeholders buscam marcas que tenham alinhamento com seus próprios valores em todas as camadas. Uma marca sem causa, sem identidade não é relevante e se perderá em meio a um mercado tão competitivo.
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