CEO, Ogilvy Brasil
31 de maio de 2023
O Estadão Blue Studio convidou uma seleção de publicitários e executivos de mercado para darem sua visão de mercado na Série de Entrevistas: Marcas Conectadas. #aproveiteoconteúdo
1. Qual o maior obstáculo para construção de uma marca no cenário atual?Não existe um único fator, mas sem dúvida um dos maiores é a extrema fragmentação das mídias e a construção de relevância e na mensagem da marca junto a tanta informação.
2. Considerando a solidez das comunidades nas plataformas, o marketing de influência é hoje a principal estratégia de comunicação?Não existe “bala de prata” em uma estratégia de comunicação, existem, sim, objetivos e KPIs que precisam vir antes de qualquer estratégia. O marketing de influência é uma realidade, e é hoje um importante aliado das marcas no cenário atual. Não podemos afirmar se é o principal, o que dá para dizer é que provavelmente o marketing de influência estará presente em praticamente todas as estratégias de comunicação de qualquer marca, até porque os consumidores e a audiência estão em grande escala nessas plataformas.
3. Olhando para as novas gerações e o crescimento dos e-sports, quem não está nos games estará fora do game?Mais uma vez depende da marca, do contexto e da forma que cada marca vai se inserir naquela comunidade do game A ou B. Mas, o esporte cresce de maneira constante, e tem hoje uma escala gigante nas comunidades que o formam. Então, toda marca ou estratégia deveria considerar e olhar para isso como um negócio em potencial para o seu produto/marca, e se encontrar um formato que seja relevante para aquele público, entender o papel dela no cenário e o que ela fará para a comunidade ao redor daquele game.
4. Qual a maior oportunidade para as marcas com a massificação da inteligência artificial e Web 3?A oportunidade é aprender, errar e acertar antes dos demais. Estamos diante de uma revolução que ainda não temos consciência de como irá afetar os negócios com um todo, por isso, entender e não observar de fora é a oportunidade.
5. O que torna uma marca relevante para o consumidor moderno?O que é o consumidor moderno? Continuo acreditando que uma marca é relevante quando ela FAZ algo concretamente para os seus consumidores, onde ela é e atua conforme o que diz. É sobre o fazer.
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