Gerente de marketing da New Era
2 de junho de 2023
O Estadão Blue Studio convidou uma seleção de publicitários e executivos de mercado para darem sua visão de mercado na Série de Entrevistas: Marcas Conectadas. #aproveiteoconteúdo
1. Qual o maior obstáculo para construção de marca no cenário atual?Ter uma marca forte é um pilar crucial para o sucesso de qualquer empresa, independentemente do mercado em que está estabelecida. No entanto, no cenário atual do Brasil, existem algumas dificuldades que podem tornar esse processo mais desafiador. O mercado brasileiro é altamente competitivo e apenas as empresas que se destacam da concorrência sobrevivem. Isso significa que para construir uma marca é necessário investir em tempo e recursos, o que pode ser um desafio para empresas menores ou com orçamentos mais limitados. Além disso, o Brasil é um país muito grande e diverso, com diferentes culturas e climas. Isso pode tornar a construção de marca ainda mais difícil, já que as empresas precisam se adaptar a diferentes mercados regionais e atender às necessidades específicas de cada um. Para o varejo de moda, a diferenciação de clima por região é crucial. Outra dificuldade significativa é a instabilidade política e econômica do país. O Brasil tem passado por crises políticas e econômicas nos últimos anos, o que afeta significativamente o mercado, especialmente na publicidade, que são recursos suscetíveis a corte.
2. Considerando a solidez das comunidades nas plataformas, o Marketing de Influência é hoje a principal estratégia de comunicação?Com o aumento da popularização das redes sociais, a informação passou a ser descentralizada. Existem muitos canais na internet que são consultados pelo grande público. Não demorou para que os publicitários entendessem que celebridades da internet também são influenciadores, com capacidade de impactar milhões de pessoas. Com isso surgiu o marketing de influência que atualmente é uma realidade e faz parte do planejamento de marketing de todas as empresas. É uma estratégia promissora principalmente para as empresas que desejam alcançar um público jovem e engajado. No entanto, é importante abordar esse pilar do marketing de forma cuidadosa e estratégica, garantindo que os influenciadores escolhidos sejam autênticos e alinhados com os valores da marca. Quando bem executado, o marketing de influência é uma ferramenta poderosa para construir a reputação da marca e aumentar as vendas.
3. Olhando para as novas gerações e o crescimento dos e-sports, quem não está nos games estará fora do ‘game’?O mundo virtual está ganhando cada vez mais espaço. Seja nas mídias sociais, no metaverso ou nos games. Para se ter a dimensão dos e-sports atualmente, muitos times e “atletas” ligados aos games possuem um público maior do que determinados jogadores e clubes de futebol profissional. Isso é um choque de realidade quando pensamos que o Brasil é o país do futebol. Talvez em poucos anos, devido a rápida ascensão dos games no Brasil, poderemos nos tornar o país do e-sports. A marca que não entender essa transformação pode ficar completamente fora do mercado. Outro fator importante sobre e-sports é a faixa etária do mercado. Toda marca almeja ser jovem e montar uma estratégia contando com e-sports acelera o processo.
4. Qual a maior oportunidade para as marcas com a massificação da Inteligência Artificial e Web3?O surgimento IA e da Web3 criou oportunidades de melhorar a experiência do consumidor e aumentar a eficiência da publicidade. Isso porque a coleta de dados permitiu que as empresas entendessem mais os consumidores, e estas passaram a trabalhar de forma mais personalizada, mesmo que em grande escala, tanto na parte de propaganda quanto na criação de produtos. Com essa tecnologia, o consumidor está cada vez mais representado dentro das empresas. O acesso aos dados passaram a fornecer insights inteligentes que podem ser usados para melhorar a estratégia de negócios, aumentar a eficiência da propaganda e melhorar a experiência do consumidor.
5. O que torna uma marca relevante para o consumidor moderno?A autenticidade é uma das características mais valorizadas pelo consumidor moderno. As marcas que conseguem transmitir uma mensagem clara e verdadeira sobre sua identidade e valores, e que são capazes de se conectar emocionalmente com seu público, têm mais chances de serem relevantes para o consumidor. Os consumidores querem se identificar com as marcas e saber que elas representam algo que eles valorizam. No mercado de moda, a marca é uma forma de expressão do consumidor. Outro ponto importante é a inovação. As marcas que conseguem inovar, seja em seus produtos, serviços ou estratégias de marketing, saem na frente na convicção e preferência do consumidor moderno. Os consumidores buscam soluções que sejam únicas, eficientes e que os surpreendam positivamente. A transparência também é uma característica importante. As marcas que são transparentes em relação a seus processos, práticas e políticas, e que se preocupam com o impacto de suas ações no mundo, ganham relevância para o consumidor atual. Consumidores buscam marcas que sejam éticas e responsáveis, e que compartilhem de seus valores.
Por fim, a personalização é outra característica importante para tornar a marca e seus produtos únicos. Os consumidores esperam ser tratados como indivíduos únicos, com necessidades e preferências específicas, e as marcas que são capazes de oferecer experiências personalizadas têm vantagens perante ao público. Uma estratégia que usamos muito para nos diferenciarmos são colaborações com marcas que agregam ao consumidor.
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