Gerente de Marketing do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT)
20 de junho de 2023
O Estadão Blue Studio convidou uma seleção de publicitários e executivos de mercado para darem sua visão de mercado na Série de Entrevistas: Marcas Conectadas. #aproveiteoconteúdo
1. Qual o maior obstáculo para construção de marca no cenário atual?Para a construção da marca é necessário um conjunto de ações estratégicas, alinhadas ao posicionamento, propósito e valores que contribuem para a construção e percepção. O conjunto de pilares que influenciam o valor da marca podem variar de marca para marca, podendo ter maior valor num segmento do que em outro. Para algumas o entendimento do valor é maior em Inovação ou Responsabilidade Socioambiental para outras em Confiança e Ética ou ainda em Engajamento e Presença. Dessa forma é o conjunto das percepções que validam a marca para os consumidores, de acordo com as percepções e valores. Um dos pilares que está crescendo muito é o engajamento e como a marca é validada pelos consumidores, este é um fator muito relevante a ser considerado também.
2. Considerando a solidez das comunidades nas plataformas, o Marketing de Influência é hoje a principal estratégia de comunicação?O que se percebe, atualmente, é o grande engajamento pela influência. As pessoas querem ouvir histórias reais, do seu contexto do seu dia a dia e cultura, criar conexões, ser acolhidas e ter sensações. É preciso cada vez mais escutar e entender as expectativas e as necessidades do consumidor para poder levar e mostrar o que eles realmente querem receber (ter, ouvir ou sentir). Empresas que também tem seus líderes como influenciadores na Internet contribuem com a divulgação e o alcance da marca. Os influenciadores de forma geral que conseguem se conectar por meio de conteúdo, vivências e experiências reais são os verdadeiros conectores.
3. Olhando para as novas gerações e o crescimento dos e-sports, quem não está nos games estará fora do ‘game’?Para a maioria das marcas sim, e a intensidade varia de acordo com a estratégia e o público de relacionamento. Não só considerando e-sports, mas o game de entretenimento, incluindo os games desenvolvidos para smartphone, que conseguem conectar marcas e consumidores em um ambiente lúdico. As oportunidades de desenvolvimento de marcas em e-games são enormes porque a experiência pode variar bastante entre diferentes tipos de públicos. Encontrar qual é a forma certa de aproveitar os diferentes contextos, histórias e dinâmicas dos games é a questão central das marcas.
4. Qual a maior oportunidade para as marcas com a massificação da Inteligência Artificial e Web3?Tanto a Inteligência Artificial (IA) quanto a Web 3.0 caminham para um mundo no qual a maioria das marcas ainda têm dificuldades para se imaginarem. Por um lado, oportunidades em IA poderão melhorar a experiência de milhares de consumidores ao redor do mundo, em tempo real e por custos mais acessíveis do que temos tradicionalmente. A Web 3.0,na qual a IA também estará integrada, promete descentralizar o poder das big techs, ou no mínimo dar mais opções para o acesso ao grande volume de dados circulando por meio de blockchain. Ao caminhar junto a esse crescimento, as marcas despontam como antenadas ao contexto tecnológico e correm menos riscos de ficarem de fora dessas revoluções.
5. O que torna uma marca relevante para o consumidor moderno?Para o consumidor moderno a relevância está num conjunto de percepções. A marca tem que entender as expectativas do consumidor, ter propósito e valor, ser humanizada, trazer experiências, estar presente, além de engajar e ser empática.
9 de setembro de 2024
Zona Sul de São Paulo ganha novas torres residenciais
7 de setembro de 2024
Teatro do SESI-SP celebra 60 anos com produções e público mais diversos
4 de setembro de 2024
Corona Cero lança nova cláusula em contratos de atletas para incentivar pausas e bem-estar
23 de agosto de 2024
PERFIL: Rubens Angelo
26 de julho de 2024
PERFIL: Leonardo Aguiar
19 de julho de 2024
PERFIL: Rodrigo Almeida
5 de julho de 2024
Summit Mobilidade 2024 discute desafios e perspectivas do transporte urbano e deslocamento ativo
2 de outubro de 2023
ZARA HOME LANÇA LOJA ON-LINE NO BRASIL
18 de agosto de 2023
Summit Estadão Indústria Automotiva: Etanol dá vantagem ao Brasil para atingir metas de descarbonização
29 de abril de 2024
Melhores Serviços 2024: Estadão anuncia ranking
14 de dezembro de 2023
Empresas Mais 2023: Estadão divulga o ranking econômico mais completo do Brasil
30 de outubro de 2023
Guia da Faculdade 2023: as melhores instituições de ensino do Brasil reveladas
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO