InCor é eleito o melhor hospital de cardiologia da América Latina

Referência na área, o instituto é destaque em ranking internacional e sobe posições entre os melhores do mundo

26 de outubro de 2025

InCor é eleito o melhor hospital de cardiologia da América Latina

O ranking World’s Best Specialized Hospitals, organizado pela revista americana Newsweek em colaboração com a consultoria Statista, foi divulgado em 10 de setembro e incluiu em sua lista de melhores centros do saúde, pelo sexto ano consecutivo, o Instituto do Coração (InCor), vinculado ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

A instituição atinge, desta vez, sua melhor colocação, não apenas liderando a lista dos melhores da América Latina, como alcançando o 12º lugar em cardiologia e o 28º lugar em cirurgia cardiovascular no mundo – subindo seis e nove posições respectivamente em relação ao ano anterior.

O cardiologista Roberto Kalil Filho, presidente do Conselho Diretor do InCor, ressalta que este é o resultado do trabalho de mais de 3.800 profissionais especializados e que é a comprovação de que é possível fazer medicina de qualidade dentro do SUS.

“Estamos lado a lado com algumas das mais renomadas instituições internacionais, como a Mayo Clinic, a Cleveland Clinic e a Johns Hopkins nos Estados Unidos”, diz Fabio Jatene, vice-presidente do Conselho.

Para se ter uma ideia dos números, somente em 2024, o instituto realizou mais de 240 mil consultas ambulatoriais e atendeu cerca de 22 mil pacientes na Unidade de Emergência Referenciada, sendo 85% via Sistema Único de Saúde, o SUS.

O InCor, com 48 anos de história, possui uma trajetória marcada por conquistas, como a realização do primeiro transplante cardíaco da América Latina.

O instituto é um hospital de alta complexidade, especializado em cardiologia, pneumologia e cirurgias cardíacas e torácicas, que atende pelo SUS, convênio e particular. Integra assistência de ponta, pesquisa científica, inovação tecnológica e a formação de profissionais altamente qualificados.

Metodologia da Newsweek

Realizada de forma online entre maio e julho de 2025, a sondagem da Newsweek leva em conta recomendações de milhares de profissionais de saúde, entre médicos e gestores, dados de acreditação e certificações, além da pesquisa sobre medidas de resultados relatados pelo paciente (PROMs, na sigla em inglês) da Statista.

Os resultados são validados por um conselho global de especialistas renomados, que avaliam os principais hospitais públicos e privados de todo o mundo em 12 áreas médicas.

A ideia é que a lista funcione como um guia para quem busca tratamento especializado e personalizado para doenças raras ou condições complexas.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de InCor.