IA reforça demanda por tecnologia que diferencia humano de robô

Ter a garantia de estar lidando com pessoas de verdade é uma necessidade cada vez mais importante para prevenir as fraudes digitais

19 de fevereiro de 2025

IA reforça demanda por tecnologia que diferencia humano de robô

Um levantamento realizado pela Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor (ADDP) estima que tenham ocorrido 5 milhões de fraudes digitais no Brasil no ano passado, o equivalente a um crescimento de 45% em relação ao ano anterior.

Isso inclui o fato de que empresas e pessoas físicas correm sérios riscos ao lidar com robôs ou construções da inteligência artificial que se passam por humanos.

Nesse sentido, faz-se imprescindível o desenvolvimento de formas confiáveis e seguras que diferenciem as interações online realizadas com pessoas ou robôs.

Atualmente, há mais de 10 iniciativas em andamento no mundo, com o objetivo de criar ferramentas para assegurar que estamos nos relacionando virtualmente com uma pessoa real.

Uma delas é a rede World, que chegou ao Brasil no final do ano passado e tem como objetivo criar uma maneira segura de verificar seres humanos.

A proposta é que esta rede não tenha um “dono” e ganhe escala para existir sozinha e de forma descentralizada – assim como ocorreu, por exemplo, com a própria internet. Nessa visão de futuro, a ferramenta viabilizaria uma rede de humanos verificados, que pode ajudar pessoas e empresas a ampliar o nível de confiabilidade e de segurança das atividades digitais.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de World.