IA, dados e infraestrutura de ponta são a base da nova era tecnológica nas empresas

Em meio ao boom de ferramentas de IA no mercado, Dell Technologies Forum reúne executivos e lideranças para demonstrar tecnologias que vão ditar a capacidade dos negócios

28 de outubro de 2025

IA, dados e infraestrutura de ponta são a base da nova era tecnológica nas empresas

“O que marca o novo estágio da transformação digital é a capacidade de usar a IA para repensar processos e criar novas soluções dentro do negócio”, disse Diego Puerta, presidente da Dell Technologies no Brasil, durante o Dell Technologies Forum 2025.

O evento aconteceu em 9 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo, e reuniu líderes empresariais para discutir as oportunidades que os avanços do setor oferecem ao País.

O encontro já se consolidou como o principal espaço para que especialistas em tecnologia, clientes e parceiros conheçam as inovações em infraestrutura, workplace e data centers da companhia, e principalmente como tais tecnologias estão redesenhando as operações de diferentes setores.

Puerta ressalta que, no centro dessa transformação pela IA, está a capacidade das empresas de converter enormes volumes de dados em insights, sem depender de ferramentas caras ou excessivamente complexas.

“Cerca de 94% dos tomadores de decisão no Brasil têm certeza de que a IA vai transformar seus negócios, mas poucos conseguem traduzir essa expectativa em vantagem competitiva ou sabem planejar a infraestrutura adequada”, avalia o executivo.

A transformação em casos reais

Para se ter uma ideia do impacto das novas tecnologias, foram apresentados exemplos de como as soluções da marca vêm sendo fundamentais para a transformação de setores relacionados à economia.

O Tribunal de Justiça de São Paulo é um dos casos. Havia a necessidade de atualizar seu parque tecnológico — tarefa que envolvia não só a compra, mas a limpeza de dados e o descarte seguro de mais de 70 mil equipamentos.

Segundo Marco Antonio Lopes Samaan, secretário de TI do órgão, a Dell Technologies assumiu a logística completa: entregou novos computadores, fez backup, eliminou dados sensíveis e destinou os antigos ao descarte sustentável em 550 prédios. “Reduzimos o tempo previsto do projeto de 24 para 18 meses, graças a essa integração”, disse.

Já a Vale, segunda maior mineradora do mundo, recorreu à companhia de tecnologia para lidar com o volume de dados gerados pelos equipamentos.

Flávio Thimotio, gerente-geral de Geotecnologia, destacou que “o desafio era ter uma arquitetura moderna e flexível que permitisse respostas rápidas a anomalias, algo crítico para a operação. A integração de infraestrutura Dell Technologies possibilitou escalabilidade, flexibilidade e monitoramento contínuo, elevando segurança e performance operacional”.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Dell Technologies.