Integrada à JBS, a operação conduzida por Luciana Dalmagro alia energia solar, biocompostagem e IA para produtividade com responsabilidade ambiental
30 de setembro de 2025
A Fazenda Alta Conquista, em Sales Oliveira (SP), é um exemplo real de conexão entre ciência, inovação e dedicação – e que se tornou uma moderna unidade integrada à Seara, empresa da JBS, referência em avicultura de ponta.
Luciana Dalmagro, farmacêutica, deixou a carreira de pesquisa em São Paulo para trabalhar na propriedade da família, também conhecida como Fazenda Portugal, fazendo da sustentabilidade o centro da operação do local.
A propriedade conta com 17 galpões com capacidade para mais de 620 mil aves, que entregam cerca de 3 milhões de frangos por ano. “Para nós, eficiência é regra. Nada é feito sem avaliação técnica e econômica”, resume Luciana. “Investimos em estruturas modernas, que garantem eficiência e bem-estar animal. O isolamento térmico, por exemplo, reduz a necessidade de climatização e melhora as condições das aves”, explica.
Liège Correia e Silva, diretora de Sustentabilidade da JBS Brasil, afirma que a empresa apoia produtores – sejam fornecedores da empresa ou não – com assistência gratuita dos Escritórios Verdes, que fazem regularização ambiental e compartilham boas práticas técnicas e gerenciais.
“Também incentivamos o uso de tecnologia e inovação para aumentar a eficiência e reduzir impactos. Dessa forma, fortalecemos a sustentabilidade da cadeia como um todo e contribuímos para que o Brasil siga como referência mundial na produção de alimentos”, explica a executiva.
Desde 2016, a fazenda gera 100% da energia elétrica que consome com mais de mil painéis solares, reduzindo emissões e obtendo retorno do investimento em quatro anos. A gestão hídrica segue a mesma lógica: uma cisterna de 3 milhões de litros capta água da chuva para limpeza, irrigação e climatização. Esse cuidado inclui ainda o destino dos resíduos.
A biocompostagem transforma mais de 2 mil toneladas por ano em adubo orgânico. Materiais antes vistos como resíduos de difícil manejo hoje são tratados e convertidos em fertilizante. “O que antes era um problema hoje é fonte de receita e fertilidade para o solo”, afirma Luciana.Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de JBS.
29 de dezembro de 2025
Como empresas podem proteger sua operação com soluções de seguros sob medida
28 de dezembro de 2025
Ambev investe R$ 10 bilhões no País e reforça papel da cerveja como motor da economia
Após seis anos de paralisação, trecho 1 do Rodoanel Norte é inaugurado, superando desafios
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Guia de Pós+MBA 2025
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO