Escola bilíngue traz integração total de segundo idioma ao ensino

Pioneiro em SP a oferecer diploma do International Baccalaureate, Pueri Domus tem aulas de Ciências, Matemática ou Artes em inglês

25 de agosto de 2025

Escola bilíngue traz integração total de segundo idioma ao ensino

Começar desde cedo a aprender uma segunda ou terceira língua é fundamental, e, nesse sentido, o ensino bilíngue tem desempenhado um papel muito relevante.

Saber a diferença entre um programa bilíngue e uma escola bilíngue se torna fundamental na hora de escolher uma instituição de ensino, já que elas possuem disparidades estruturais.

Mais simples de ser implementado, um programa bilíngue costuma oferecer de cinco a dez aulas semanais em outro idioma, sem alterar o currículo principal do colégio. Já uma escola bilíngue realiza uma integração entre os dois idiomas, propondo conteúdos acadêmicos, culturais e socioemocionais variados, que podem, inclusive, seguir dois currículos diferentes. 

É o caso do Pueri Domus, fundado em 1966, em São Paulo, cujo colégio foi a primeira escola brasileira a oferecer o diploma do International Baccalaureate® (IB) na capital paulista.

Reconhecida em mais de 150 países, a certificação internacional possibilita aos estudantes a dupla diplomação ao final do Ensino Médio, juntamente com o diploma brasileiro estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de uma combinação que amplia horizontes culturais e garante o acesso a universidades no Brasil e no exterior.

Lá, osestudantes aprendem inglês e o utilizam em atividades complexas de disciplinas como Ciências, Matemática, História e Artes.

Deivis Pothin, diretor-geral do Pueri Domus, fala sobre a metodologia, que permite que a performance acadêmica e o desenvolvimento pessoal caminhem juntos. “Aqui, cada disciplina é planejada para estimular raciocínio crítico e habilidades sociais, preparando crianças e adolescentes para os desafios da sociedade contemporânea.”

Com um currículo integrado, a escola articula diferentes áreas do conhecimento e incentiva o desenvolvimento de habilidades desde a Educação Infantil – incluindo temas cada vez mais importantes no mundo do trabalho, como colaboração, empatia, criatividade e pensamento crítico.

Já no Ensino Médio, essa abordagem também faz parte do programa proposto pelo currículo do IB, que valoriza aspectos como a investigação ativa, a autonomia intelectual e a construção de argumentos sólidos.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Grupo SEB.