Celebrado pela ONU, que definiu 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, modelo impulsiona o desenvolvimento das localidades em que está presente
8 de julho de 2025
Dados mostram que 11,55% da população brasileira estão associados a uma cooperativa, fazendo o setor gerar 550 mil empregos diretos e movimentar quase R$ 700 bilhões anualmente. São cerca de 23,4 milhões de cooperados hoje no País, para um total de 4,5 mil cooperativas brasileiras, presentes em 65% dos municípios.
“Esses números evidenciam a forte contribuição do movimento cooperativista para o desenvolvimento econômico e social”, diz Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).
As cooperativas atuam em oito ramos distintos, do campo à cidade: no agro, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, seguros, trabalho e transporte. Estudos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) demonstram uma série de benefícios associados ao cooperativismo, como aumento da arrecadação, dos empregos formais, do Produto Interno Bruto (PIB) per capita e, em consequência, redução da vulnerabilidade social.
Em relação ao mundo todo, mais de 1 bilhão de pessoas participam de cooperativas, em iniciativas que geram 280 milhões de empregos – o equivalente a 10% da população economicamente ativa.
A importância global do movimento fez com que a ONU definisse 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas. “É um reforço para a ideia de que o mundo precisa de modelos mais humanos, sustentáveis e colaborativos — e que o cooperativismo, com seu potencial transformador, é um desses caminhos, já testado, aprovado e em constante evolução”, avalia Freitas.
Além disso, há a comemoração do Coops Day, o Dia Internacional do Cooperativismo, que é celebrado em todo o mundo no primeiro sábado de julho. O SomosCoop foi o responsável pela programação brasileira, que teve como destaque projeções que mostraram o papel transformador do cooperativismo em prédios icônicos de cinco capitais, uma de cada região – Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Belém.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Sescoop.
15 de dezembro de 2025
IA vira aliada para reduzir acidentes e proteger motoristas nas estradas brasileiras
13 de dezembro de 2025
Programa REVERTE® ganha escala na recuperação produtiva do Cerrado
12 de dezembro de 2025
Grupo 2W Motors entra em nova fase com as marcas Vespa e Piaggio no Brasil
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO