Cooperativismo contribui para um mundo melhor

Celebrado pela ONU, que definiu 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, modelo impulsiona o desenvolvimento das localidades em que está presente

8 de julho de 2025

Cooperativismo contribui para um mundo melhor

Dados mostram que 11,55% da população brasileira estão associados a uma cooperativa, fazendo o setor gerar 550 mil empregos diretos e movimentar quase R$ 700 bilhões anualmente. São cerca de 23,4 milhões de cooperados hoje no País, para um total de 4,5 mil cooperativas brasileiras, presentes em 65% dos municípios.

“Esses números evidenciam a forte contribuição do movimento cooperativista para o desenvolvimento econômico e social”, diz Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).

As cooperativas atuam em oito ramos distintos, do campo à cidade: no agro, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, seguros, trabalho e transporte. Estudos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) demonstram uma série de benefícios associados ao cooperativismo, como aumento da arrecadação, dos empregos formais, do Produto Interno Bruto (PIB) per capita e, em consequência, redução da vulnerabilidade social.

Em relação ao mundo todo, mais de 1 bilhão de pessoas participam de cooperativas, em iniciativas que geram 280 milhões de empregos – o equivalente a 10% da população economicamente ativa.

A importância global do movimento fez com que a ONU definisse 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas. “É um reforço para a ideia de que o mundo precisa de modelos mais humanos, sustentáveis e colaborativos — e que o cooperativismo, com seu potencial transformador, é um desses caminhos, já testado, aprovado e em constante evolução”, avalia Freitas.

Além disso, há a comemoração do Coops Day, o Dia Internacional do Cooperativismo, que é celebrado em todo o mundo no primeiro sábado de julho. O SomosCoop foi o responsável pela programação brasileira, que teve como destaque projeções que mostraram o papel transformador do cooperativismo em prédios icônicos de cinco capitais, uma de cada região – Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Belém.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Sescoop.