Cooperação público-privada impulsiona desenvolvimento sustentável na Amazônia

Debate realizado no ‘Estadão’ detalha os projetos sociais e ambientais que a Hydro promove na região amazônica

2 de novembro de 2025

Cooperação público-privada impulsiona desenvolvimento sustentável na Amazônia

Em meio ao debate sobre a bioeconomia e o papel da colaboração entre os setores público e privado no desenvolvimento sustentável da Amazônia, a empresa norueguesa Norsk Hydro Brasil, que opera no Pará, se destaca ao investir em projetos sociais e ambientais da região.

Um dos exemplos é a parceria com o programa Territórios da Paz (TerPaz), do governo do Pará, que oferece mais de 70 serviços gratuitos à população — de atendimento médico a cursos de empreendedorismo.

Anderson Baranov, CEO da empresa, participou do Meet Point Estadão Think, destacou como a atuação conjunta pode transformar territórios inteiros.

“A Hydro tem muito orgulho de participar desses projetos. O Pará é uma referência com o TerPaz, ou Usina da Paz, que une o público e o privado”, diz o executivo. “Fomos convidados a entrar no projeto e investimos 100% de capital privado na construção de três usinas em Belém. Agora estamos expandindo para Barcarena, Tomé-Açu e Paragominas.”

A empresa também mantém o Fundo Hydro, que já apoiou mais de 50 iniciativas que beneficiaram 100 mil pessoas direta e indiretamente no Pará. Um dos exemplos é o Projeto Tipitix, que incentiva a agricultura familiar e apoia produtores locais, como a empreendedora Carmen Regina Ribeiro Gonçalves, fundadora da Bem Jambu.

Com a realização da COP-30, que será em Belém, a expectativa é de que esse movimento ganhe mais impulso. “A COP já é um sucesso para os paraenses em termos de legado. Belém mudou completamente — saneamento, infraestrutura, escolas, hospitais. Mas o pós-COP será ainda mais importante. Temos que ter orgulho de ser brasileiros e amazônidas nesse momento”, afirmou Baranov.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Hydro.