Releases Geral
Pesquisa divulga itens de materiais escolares mais tributado
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 26 de janeiro de 2024
DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS
(DINO – 26 jan, 2024) –
Levantamento produzido pela Sovos, multinacional especializada em soluções tecnológicas para o compliance fiscal, revela que a tributação incidente sobre os principais itens escolares pode representar até 50% do preço final dos produtos.
De acordo com análise realizada com base nas informações do Impostômetro, entre os materiais escolares mais tributados no Brasil estão a caneta, com 49,9% de seu valor final referente somente a tributos, seguida da régua, com 44,6% de tributação.
Borracha, apontador e agenda aparecem logo na sequência do ranking, empatados com um índice de 43,1% de carga tributária sobre o preço repassado ao consumidor.
Outros materiais que apresentam mais de 40% de tributação são ainda a cola branca, com uma carga de 42,7%, e estojo para lápis, com 40,3% de tributos incidentes. Já as mochilas e lancheiras possuem, respectivamente, 39,6% e 39,7% de tributação.
Segundo Giuliano Gioia, advogado tributarista e Tax Director da Sovos Brasil, a alta carga tributária que se aplica aos principais itens que compõem a lista de materiais escolares só comprova que a educação, do ponto de vista tributário, não é considerada essencial no Brasil.
“O princípio da seletividade tributária prevê uma diferenciação na tributação entre itens considerados essenciais, como alguns itens de vestuário e produtos alimentícios da cesta básica, e itens considerados supérfluos. Referido princípio pode ser aplicado ao ICMS e, para efeito de comparação, produtos como bijuterias, refrigerantes e enfeites natalinos apresentam índices similares aos produtos escolares em termos de tributação”, explica Giuliano.
Dicas para economizar
Ainda segundo o especialista, para economizar na compra de materiais escolares neste começo de ano, o segredo é pesquisar.
“O preço de todo produto que está em uma gôndola é, basicamente, composto pela soma entre custos, margem e tributos. Como já prevemos o aumento de custos ocasionados pela inflação e repasse de valores pela indústria, algumas dicas para economizar com os gastos no período de volta às aulas está são, sempre que possível, reaproveitar os materiais do ano anterior, e pesquisar bastante em lojas físicas e digitais, porque pode haver uma grande diferença na precificação”, recomenda Giuliano.
Website: http://sovos.com.br
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda
Leia também
-
Releases Geral Empreendedor Renato Pereira investe em negócios nos EUA
17 de julho de 2024(DINO - 17 jul, 2024) - Assim como muitos brasileiros, o empresário Renato Pereira, de 50 anos, deixou o Brasil em 2018 e partiu para os Estados Unidos com o objetivo de re
Saiba Mais -
Releases Geral Medicamento mais estudado do mundo celebra 125 anos
18 de julho de 2024São Paulo--(DINO - 18 jul, 2024) - A marca do negócio de Consumer Health da Bayer surgiu como um analgésico vendido em pó e não parou de se reinve
Saiba Mais -
Releases Geral Prazo para cadastro no DJE termina no dia 30 de setembro
27 de junho de 2024(DINO - 27 jun, 2024) - O prazo para cadastro das pessoas jurídicas de direito privado no Domicílio Judicial Eletrônico (DJE) passou do dia 30 de maio para 30
Saiba Mais