Releases Geral
Gestores brasileiros são conservadores e pouco carismáticos
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 5 de dezembro de 2023
DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS
São Paulo–(DINO – 05 dez, 2023) –
A pesquisa foi feita a partir de uma mostra global de 19.970 gestores – e um recorte brasileiro de cerca de 388 gestores.
Perfil conservador
Talvez o traço de personalidade que mais chama a atenção apontado pela pesquisa tenha sido a característica mais conservadora da liderança brasileira. ‘Em geral, os gestores preferem segurança e estabilidade, evitam riscos, seguem regras, têm resistência à mudança e são menos imaginativos do que os gestores globais’, explica Santos.
‘Curiosamente, apesar de nossa reputação de sermos divertidos para trabalhar e amantes de carnaval e samba, nossos dados mostram que os gestores brasileiros são menos hedonistas que líderes de outros países. Esse é um outro estereótipo que diverge bastante do que achamos de nós mesmos, e até mesmo do que o resto do mundo pensa de nós’, aponta o executivo.
Nessa linha, a pesquisa também apontou um outro dado que conflita totalmente com o senso comum de que brasileiros são bons em se comunicar: gestores de outros países são mais carismáticos e charmosos que os brasileiros. Apesar disso, os brasileiros são mais empáticos e colaborativos que a média global, e frequentemente demonstram preocupação com as necessidades e emoções de seus funcionários, além de serem ouvintes ativos.
Se por um lado os gestores brasileiros exibem esse traço empático, por outro, o excesso de preocupação com valores tradicionais e regras -outro traço apontado pela pesquisa – mostra que esses líderes têm extrema dificuldade em flexibilizar valores diante de outros, levando a vieses inconscientes que impedem a formação de uma cultura inclusiva.
Paternalista prepotente
Na comparação do perfil dos gestores brasileiros com o dos gestores de outros países, os líderes nacionais tendem a ser menos ambiciosos e orientados para o poder – embora privilegiem a estabilidade em suas questões financeiras em maior grau que a média global.
Sob estresse, os brasileiros são mais ousados, o que pode levar a um comportamento marcado pela arrogância e prepotência em comparação com a média global. ‘Essa característica, combinada a uma maior sensibilidade interpessoal, pode trazer à tona um perfil de líder paternalista prepotente em períodos de maior tensão’, explica Santos.
‘Estes dados apontam para a importância de se apoiar em instrumentos de avaliação com validade científica comprovada em decisões sobre pessoas, em vez de baseá-las em avaliações subjetivas contaminadas por estereótipos que não se comprovam empiricamente’, diz o executivo.
A metodologia Hogan é baseada na avaliação da personalidade no dia a dia e sob estresse, motivações, valores e estilo cognitivo, sendo utilizada em mais de 57 países. ‘Os testes de personalidade da Hogan são baseados em décadas de pesquisas sobre a psicologia e a mensuração da personalidade e eles têm sido validados em relação a critérios externos, incluindo avaliação de desempenho no trabalho e avaliações por colegas’, finaliza o especialista.
Website: https://atelie-rh.com.br/
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda
Leia também
-
Releases Geral Bitget Enhances Recruitment Efficiency with AI, Cutting Hiring Time by 38%
10 de março de 2025VICTORIA, Seychelles, Feb. 25, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- Bitget, the leading cryptocurrency exchange and Web3 company, has released a report highlighting the transf
Saiba Mais -
Releases Geral Menos da metade dos CSCs têm processos end-to-end no Brasil
17 de junho de 2024(DINO - 13 jun, 2024) - Apenas 47% dos Centros de Serviço Compartilhados (CSCs) no Brasil possuem processos end-to-end. É o que revela um levantamento do IEG reali
Saiba Mais -
Releases Geral Vendas no e-commerce atingem R$ 40 bilhões no 1º trimestre
20 de setembro de 2023DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS (DINO – 15 set, 2023) – Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), no primeiro trimestre de 2023 as
Saiba Mais