NAvegue pelos canais

PR Newswire Brasil

Artmarket.com: a França obtém a manutenção do IVA à taxa reduzida de 5,5% no Art Market, uma grande vitória com vantagens muito consideráveis, de acordo com o Artprice

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 25 de setembro de 2023

PR NEWSWIRE

PARIS, 25 de setembro de 2023 /PRNewswire/– Os profissionais do mercado de arte da França ficarão extremamente aliviados com esta notícia. O governo francês decidiu manter a taxa de IVA em 5,5% para vendas iniciais e importações de obras de arte de países fora da União Europeia, prova de que os dois Ministros franceses (Rima Abdul Malak para cultura e Bruno Le Maire para a economia) conseguiram manter sua posição contra os opositores de Bruxelas.

 

On the left, Rima Abdul Malak, Minister of Culture, On the right, Bruno Le Maire, Minister of the Economy, Finance and Industrial & Digital Sovereignty. Copyright Shutterstock

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2219463/Artmarket_1.jpg

Se tivessem falhado, havia um alto risco de que o IVA seria elevado para a 20% antes de 1º de janeiro de 2025, o que, sem dúvida, teria quebrado a dinâmica do mercado de arte francês, agora o quarto maior mercado nacional de arte do mundo, de acordo com Artprice.com by Art Market.

Nos últimos anos, a França vem acumulando uma série de sinais muito positivos para o renascimento de seu mercado de arte. Entre elas estão a presença de grandes fundações privadas, como a Fundação Louis Vuitton e a Coleção Pinault, a substituição da FIAC com Paris+ (organizada pela Arte Basileia),  , a chegada e/ou a expansão das principais galerias internacionais, como as aquisições recentes de Gagosiano, Zwirner Skarstedt, Max Hetzler Thaddaeus Ropac Continua, Marian Goodman e Bonhams da casa de leilões francesa Cornette de Saint Cyr, sem mencionar o surgimento das duas principais casas de leilões globais, a Christie’s e a Sotheby’s, ambas de propriedade de gigantes franceses (Patrick Drahi e François Pinault, respectivamente), a transformação bem-sucedida da Drouot, e da Arcurial (família Dassault), a principal casa de leilões da França em termos de faturamento que agora ocupa o 14º lugar entre as 20 maiores do mundo.

Desde o Brexit, o mercado de arte francês tem sido o principal beneficiário, sendo a principal porta de entrada para a União Europeia.

Uma elevação da taxa de IVA para 20% causaria um impacto negativo não apenas em artistas, revendedores antigos, negociadores de arte e casas de leilão, mas também em todo o ecossistema do mercado de arte que inclui dezenas de milhares de pessoas empregadas em áreas relacionadas, que vão desde a construção de estruturas até o jornalismo, desde a restauração até o transporte, da logística à segurança e do turismo até o seguro.

Em março de 2023, o proprietário da galeria parisiense Kamel Mennour disse ao jornal Le Monde (entrevista de Harry Bellet):“Se o aumento dificultar para mim vender suas obras, obviamente estarei menos inclinado a assinar novos artistas”.e Agora que o IVA foi mantido em 5,5%, Kamel Mennour pode respirar aliviado?

Artprice.com by Artmarket parabeniza a decisão do governo.

O IVA em 20% prejudicaria o mercado de arte na França como um todo e, como resultado, a confiança e o dinamismo da clientela francesa do Artprice.com by Artmarket. Aliás – como líder mundial em informações sobre o mercado de arte há mais de 25 anos – a  Artprice observa que seus clientes franceses, que representavam menos de 5% de sua clientela total há alguns anos, agora representam mais de 10% (veja o documento de referência universal da Artmarket.com registado na AMF, a Autoridade Francesa dos Mercados Financeiros), mostrando que a participação dos colecionadores franceses duplicou.

A taxa reduzida de IVA a 5,5% continuará, portanto, a se aplicar a vendas iniciais, bem como às importações de obras de arte de fora da União Europeia até 2025. A taxa será aplicada ao preço total e não apenas à margem, o que penalizará muito ligeiramente as vendas de baixa margem.

“Uma taxa de IVA de 20% impediria, por exemplo, o regresso ao nosso país de pinturas impressionistas ou mesmo de obras-primas da arte moderna de artistas como Picasso, Matisse e Manet, que já não estão na França, embora tenham sido criadas no país e sejam adoradas pelos colecionadores franceses. A arte não é um bem de consumo comum: um estado é enriquecido por suas importações, bem como pela produção de seus artistas locais. Por outro lado, a partida em massa de seus tesouros nacionais exerce um impacto empobrecedor sobre o estado que os perde”. Esta ideia foi expressa com coragem pelo jornalista Martine Robert, que se tornou o “denunciante” dessa causa para o jornal francês de economia Les Échos em fevereiro de 2023.

Thierry Ehrmann – fundador da Artprice e CEO da Artmarket.com, e ele próprio um escultor (veja sua biografia em Who’s Who In France)  –  fez a seguinte observação: “Esta decisão do governo garantirá que o dinamismo do mercado de arte francês não seja perturbado. Só podemos nos alegrar com esta corajosa decisão de nossos ministros Rima Abdul Malak e Bruno Le Maire. A Artprice.com Artmarket tem trabalhado há mais de 25 anos com todos os participantes do mercado de arte francês e sabe quanto a taxa de IVA pode afetar o bom desempenho do mercado de arte.by Como escultor, tenho seguido com paixão a criação artística na França há 40 anos, e mais uma vez isso ressoa em todo o mundo. Esta mudança dará uma segurança substancial aos artistas franceses”.

Diante de um mercado de arte cada vez mais globalizado, a França continua sendo um mercado forte e competitivo.

 

Geographical distribution of Fine Art auction turnover in H1 2023

Infográfico – https://mma.prnewswire.com/media/2219464/Artmarket_2_Infographic.jpg

O lugar da França no mercado de arte global e europeu

No primeiro semestre de 2023 as casas de leilão francesas venderam 54.000 lotes de obras de arte, gerando um faturamento total de $384,3 milhões. O departamento de econometria da Artprice.comcalculou que a França, portanto, responde por 5,9% do valor geral das vendas globais de leilões de arte, (dando-lhe o quarto lugar no mundo) e por 50% do mercado europeu de arte. E está cada vez mais perto do pódio dos 3 melhores.

Vários outros países da União Europeia também desempenham papéis significativos no mercado global de arte, embora em escalas menores: Alemanha (2,8% do faturamento global de leilões de arte), Itália (1,5%), Suíça (1,3%), Áustria (0,8%), Polônia (0,6%), Bélgica (0,6%). Muito menos centralizado do que a França, o mercado alemão é o país vizinho mais forte, e a Sotheby’s lançou recentemente novas sessões de vendas em Colônia. Leia os relatórios Artprice by Artmarket sobre o mercado de arte: https://www.artprice.com/artprice-reports/the-art-market-in-2022

Competição com o Reino Unido 

Apesar do Brexit, o Reino Unido ainda responde por 17% do faturamento global de leilões de arte com IVA de 5%. A competição entre Londres e Paris é particularmente palpável todos os anos, em outubro.

Em algumas semanas, Frieze London e Paris+, da Art Basel, serão realizados um logo após o outro. Pela primeira vez, este último ficará em pé de igualdade com o Frieze, graças ao poder da Art Basel. No geral, outubro é um período intenso, com as galerias mais prestigiadas decidindo se fazem ou não a viagem pelo canal. Este também é um momento importante, com as casas de leilão organizando grandes vendas e várias organizações optando por fazer anúncios importantes para a imprensa mundial. O prêmio Marcel Duchamp, por exemplo, é concedido todo outubro pela ADIAF (da qual a Artprice.com by Artmarket é detentora) a um artista da cena de arte francesa, no Centro Pompidou, em Paris.

De acordo com o departamento de econometria da Artprice.com, em 1960, a participação da França no mercado global de arte foi de 62%. O velho ditado do mercado de ações: “Um preço uma vez atingido sempre volta mais cedo ou mais tarde”, também serve para economia?

Há mais de 23 anos, quando a Artprice definitivamente se tornou a Líder Mundial em informações no Mercado de Arte, após a espetacular e inesperada aquisição do líder americano Sound View Press NY, havia uma crença amplamente mantida nos círculos financeiros e econômicos de que a sede da Artprice migraria, inevitavelmente, para seus escritórios em Nova York. A decisão de ficar na França foi audaciosa. Hoje, a França pode ter certeza de que a líder mundial em informações sobre o mercado de arte, Artprice.com by Artmarket, permanecerá lá.

Imagens: [https://imgpublic.artprice.com/img/wp/sites/11/2023/09/image1-Rima-Abdul-Malak-Culture-Bruno-Lemaire-Economy-Finance.jpg] [https://imgpublic.artprice.com/img/wp/sites/11/2023/09/image2-geographical-distribution-fine-art-auction-turnover-H1-2023.png]

Copyright 1987-2023 thierry Ehrmann www.artprice.com – www.artmarket.com

Sobre a Artmarket:

A Artmarket.com está listada na Eurolista pela Euronext Paris, SRD long only e Euroclear: 7478 – Bloomberg: RPC – Reuters: ARTF.

Descubra a Artmarket e seu departamento Artprice em vídeo: www.artprice.com/video

A Artmarket e seu departamento Artprice foram fundados em 1997 por seu CEO, Thierry Ehrmann. A Artmarket e seu departamento Artprice são controlados pela Groupe Serveur, criada em 1987.

Veja a biografia certificada em Who’s who©:
https://imgpublic.artprice.com/img/wp/sites/11/2023/04/2023_2_Biographie-thierry-Ehrmann_WhosWhoInFrance.pdf

A Artmarket é uma participante global no mercado de arte com, entre outras estruturas, seu departamento Artprice, líder mundial em acúmulo, gestão e exploração de informações históricas e atuais do mercado de arte em bancos de dados contendo mais de 30 milhões de índices e resultados de leilão, cobrindo mais de 817.000 artistas.

O Artprice da Artmarket, líder mundial em informações sobre o mercado de arte, estabeleceu a ambição, por meio de seu Marketplace Global Padronizado, de ser a principal plataforma de NFTs de Belas Artes do mundo.

A Artprice Images® permite o acesso ilimitado ao maior banco de imagens do mercado de arte do mundo: não menos que 180 milhões de imagens digitais de fotografias ou reproduções gravadas de obras de arte desde o anos 1700 até os dias atuais, comentadas por nossos historiadores de arte.

A Artmarket, com seu departamento de Artprice, acumula dados permanentemente de 7200 casas de leilão e produz as principais informações do mercado de arte para as principais agências de imprensa e mídia (7.200 publicações). Seus 7,2 milhões de usuários (“login de membros”+mídias sociais) têm acesso a anúncios postados por outros membros, rede que hoje representa o líder Global Standardized Marketplace® para compra e venda de obras de arte a preço fixo ou licitado (leilões regulados pelos parágrafos 2 e 3 do Artigo L 321.3 do Código Comercial da França).

A Artmarket, com o seu departamento Artprice, foi distinguida por duas vezes com o selo estatal “Empresa Inovadora” atribuído pelo Banco Público de Investimentos (BPI), que tem apoiado a empresa no seu projeto de consolidação da sua posição como player global no mercado da arte.

O Relatório de Arte Global da Artprice by Artmarket, “The Art Market in 2022”, publicado em março de 2023:
https://www.artprice.com/artprice-reports/the-art-market-in-2022

Artprice lança seu Relatório de Mercado de Arte Ultracontemporânea de 2022:
https://www.artprice.com/artprice-reports/the-contemporary-art-market-report-2022

Índice de comunicados de imprensa publicados pela Artmarket com seu departamento Artprice:
https://serveur.serveur.com/artmarket/press-release/en/

Siga todas as notícias sobre a Artmarket em tempo real com a Artmarket e seu departamento Artprice no Facebook e no Twitter:
www.facebook.com/artpricedotcom/  (mais de 6,3 milhões de seguidores)
twitter.com/artmarketdotcom
twitter.com/artpricedotcom 

Descubra a alquimia e o universo da Artmarket e seu departamento artprice https://www.artprice.com/video sediado no famoso Organe Contemporary Art Museum “The Abode of Chaos” (dixit The New York Times): https://issuu. com/demeureduchaos/docs/demeureduchaos-abodeofchaos-opus-ix-1999-2013

La Demeure du Chaos / Abode of Caos
GESAMTKUNSTWERK &; SINGULAR ACRHITECTURE
Trabalho bilíngue confidencial agora público:
https://ftp1.serveur.com/abodeofchaos_singular_architecture.pdf

Entre em contato com a Artmarket.com e seu departamento Artprice ? Contato:  Thierry Ehrmann,  ir@artmarket.com

Logotipo – https://mma.prnewswire.com/media/1009603/Art_Market_logo.jpg

Art Market Logo

 

 

FONTE Artmarket.com

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe