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O chamado – Manifesto da nova era das vendas

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 13 de julho de 2023

Um dia desses, fazendo compras em um supermercado, notei que eles tinham um manifesto impresso na parede. Foi como um chamado. Parei o carrinho e comecei a ler: “Fazer St. Marche é perceber que o seu mercado estava te devendo. Devendo um ambiente agradável, sorrisos verdadeiros. E um conceito tão fresco quanto os produtos que ele diz que vende”.

Simpatizei com o primeiro parágrafo, li até o fim, e me dei conta de que, numa espécie de marketing retrô, diversas marcas têm proclamado suas crenças e valores através de manifestos poderosos, para atualizar seu posicionamento diante das mudanças velozes do mundo atual.

Em vendas é a mesma coisa, a nova era sempre chegará e novos manifestos precisam ser criados. Então, me perguntei: por que não eu? Por que não compartilhar minhas convicções e visões sobre a nova era de vendas – assunto sobre o qual tenho me debruçado há décadas – por meio de um manifesto?

Ok, soa pretensioso, até mesmo para mim. Mas depois pensei que poderia ser um exercício criativo interessante, afinal, todo manifesto é uma espécie de chamado – tema que venho trabalhando há anos com minhas equipes de vendas. Um manifesto, afinal, é uma maneira de resumir e comunicar ideias e ideais. Não deixa de ser um chamado para olhar questões importantes e propor soluções.

Portanto, resolvi me manifestar e aqui estou, colocando minhas percepções neste manifesto, a partir de leituras especializadas, pesquisas e conversas com gestores da área. Embora não tenha o alcance das grandes marcas, talvez minhas palavras possam inspirar ou provocar reflexões produtivas. Eis o chamado:

Manifesto da Nova Era das Vendas

Nós, vendedores de alta performance e agentes da nova era das vendas, estabelecemos a partir de hoje um novo paradigma na arte de vender. Reconhecemos que as antigas abordagens comerciais caducaram diante das velozes transformações sociais, tecnológicas e econômicas do mundo contemporâneo. É o momento de abraçar uma abordagem mais humana, autêntica e diferenciada para alcançar o sucesso.
I – VENDAS NÃO ESPERAM – O futuro das vendas requer agilidade do começo ao fim, da abordagem inicial à conclusão. Não deixemos para amanhã a venda que podemos fechar hoje.
II – HUMANIZAÇÃO E EMPATIA NO TOPO DAS PRIORIDADES- Comprometemo-nos a enxergar cada cliente como um ser humano único. Não somos apenas vendedores, mas também ouvintes, conselheiros e solucionadores de problemas. Colocamos as emoções dos clientes no centro das negociações, adaptando nossa abordagem para atender às suas expectativas e garantir uma experiência empática. Colocamos o cliente em primeiro lugar, do primeiro contato ao pós-venda, antecipando suas necessidades e superando suas expectativas.
III – VENDAS NÃO É SÓ PROCESSO – Tampouco consiste em acompanhar modismos e métricas. Vendas também exige técnica e atitude. E técnica pode ir até mesmo na contramão do processo. Mais do que nos preocupar em aumentar a quantidade de clientes abordados, dedicamos tempo para personalizar a mensagem, oferecendo um diferencial, ajustando o tom, o argumento, de modo que cada cliente se sinta único.
IV – SOLUÇÕES + PERSONALIZADAS – Os seres humanos não são máquinas, eles escapam aos algoritmos, portanto, não esperamos que eles se encaixem em um padrão. Em vez de adotar uma abordagem “tamanho único”, nos esforçamos para entender os desafios individuais. Para isso, investimos tempo e estudo para conhecer a fundo o mercado de atuação de nossos clientes, e os produtos e serviços que oferecemos.
V – EQUIPES MOTIVADAS E ENGAJADAS- Enquanto líderes, vamos nos comportar como regentes de uma grande orquestra, alavancando todo o potencial que os colaboradores talvez nem saibam possuir. Os maestros ficam em um plano mais baixo, de costas, valorizando a orquestra. As principais organizações de vendas reconhecem que as experiências do cliente estão intrinsecamente ligadas às experiências que proporcionam aos seus vendedores.
VI – APRENDIZADO CONSTANTE – O estudo de técnicas e aprimoramentos de novos conceitos é sem fim. Estamos sempre em busca de aprendizados, para dominar novas tecnologias, compreender e antecipar tendências do mercado. Dedicamos boa parte do dia ao aperfeiçoamento e planejamento. Isso ganha o jogo.
VII – “NÃO” SEM REJEIÇÃO – Somos corajosos e não levamos as objeções dos clientes para o lado pessoal. Investimos no autoconhecimento para lidar com o combate diuturno da rejeição.
VIII – “VENDAS É SÓ POESIA E PROBABILIDADE” O acelerador de vendas e best-seller Jeb Blount é nosso porta-voz. Por ele, sabemos que muitas vezes, mesmo conduzindo o processo com perfeição, a venda não ocorre, ao passo que, mesmo fazendo tudo ao contrário, ela pode ocorrer. Portanto, acreditamos na beleza da imprevisibilidade e abraçamos a poesia que envolve a arte de vender.

Que este manifesto seja um lembrete de que todos temos o poder de criar mudanças positivas em nossa área de atuação. Vamos juntos transformar essas palavras em ações, para construir uma nova era de vendas mais autêntica, empática e com resultados extraordinários.

Wilson Medeiros
Chief Growth Officer, Brasil
BRITech, Wealthtech
11 98439 7810

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