Agência Unico

Alta no mercado de assinatura digital mostra esforço mundial contra a burocracia
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 12 de julho de 2022
Por Agência Unico
Alta no mercado de assinatura digital mostra esforço mundial contra a burocracia
O indicador de burocracia do Brasil subiu 36% no último ano: o dado consta do anuário World Competitiveness Yearbook 2022, elaborado pelo instituto suíço IMD, uma das escolas de administração mais respeitadas no mundo. Publicado desde 1989, o anuário mostra que numa lista de 63 países o Brasil fica em 59° lugar em competitividade, à frente apenas de África do Sul, Mongólia, Argentina e Venezuela – graças à burocracia e também a outros fatores. O primeiro lugar é da Dinamarca.
Apesar da tendência e do indicador, o Brasil vem superando há décadas os obstáculos da burocracia, tendo inclusive criado no passado um Ministério da Desburocratização. A burocracia é definida como um modelo de organização considerado ideal por vários pensadores, entre os quais Max Weber. No entanto, a má utilização de suas funções a transforma num empecilho que prejudica a competitividade e o desenvolvimento de países e empresas.
No mundo inteiro, os problemas burocráticos vêm sendo resolvidos com a reconstrução e digitalização de processos, nos quais a assinatura digital é um dos componentes mais importantes por causa de algumas vantagens como:
l Redução de esforço e custos com emissão (ou impressão) e guarda de documentos
l Eliminação de custos com a logística de documentos
l Controle sobre assinaturas e completude de processos
l Eliminação de riscos jurídicos com ausência de formalização e perda de material
l Experiência 100% digital
l Gerenciamento inteligente dos documentos, com rápida consulta e atualização
Essa transformação ganhou força especialmente durante a pandemia de Covid-19, quando as pessoas foram forçadas a se proteger ficando em casa e precisavam assinar documentos remotamente. Desde então, soluções de RH digital, por exemplo, combinadas com as de assinatura eletrônica, umas das formas de assinatura realizada no ambiente digital, possibilitaram todo o processamento remoto da contratação de funcionários, além da própria assinatura dos contratos de trabalho e outros documentos do RH. Só no primeiro semestre de 2022, a Unico, empresa que desenvolveu e comercializa soluções desses dois tipos, já processou 180 mil admissões confirmadas com a assinatura eletrônica de cada um dos funcionários contratados.
Um dos resultados dessa tendência é que o uso da assinatura digital deu um salto extraordinário em todo o mundo: o mercado mundial para ela está crescendo 31% ao ano desde 2020 e deve alcançar US$ 15,1 bilhões em 2027, diz relatório da consultoria 360iResearch publicado em abril deste ano.
Os números são elevados por uma razão clara: ainda existem muitos setores, inclusive no Brasil, nos quais o desenvolvimento pode ser acelerado por soluções que superem a burocracia. Um deles é o do comércio de veículos. Só em 2021, foram comercializados no país cerca de 3,5 milhões de veículos novos e 15 milhões de usados segundo dados respectivamente da Fenabrave e da Fenauto. Para qualquer transação, as revendas precisavam reunir documentos das mercadorias, como também os de compradores, vendedores e suas assinaturas – tudo em papel – antes de concluir uma transação. Hoje, a demanda continua, porém soluções como o Unico Auto agora permitem que compradores e vendedores participem de todo o processo sem se deslocar, finalizando a transação com a assinatura digital.
É grande o volume de burocracia que também poderá ser superado pela digitalização de processos no setor de saúde: só em 2020, os aproximadamente 50 milhões de brasileiros que utilizam planos de saúde fizeram 1,3 bilhão de consultas, exames, terapias, cirurgias e procedimentos odontológicos segundo o Mapa Assistencial 2020 da Agência Nacional de Saúde Suplementar. Cada um deles autorizado no mínimo por uma assinatura de caneta em documento de papel.
“Com a assinatura eletrônica, por exemplo, além de diminuir os custos com a gestão de documentos em papel, o setor investe na experiência de pacientes, acompanhantes e na redução de tempo de espera. Além da permanência em clínicas e hospitais”, afirma José Restrepo, diretor de Marketing de Produto na Unico.
Leia também
-
Agência Unico Em expansão, privacidade de dados demanda profissionais qualificados
30 de janeiro de 2023Agência Unico Em expansão, privacidade de dados demanda profissionais qualificados
30 de janeiro de 2023Não faz muito tempo que cuidar bem do RG garantia a privacidade e evitava riscos de cair em golpes. Com a tecnologia avançando de forma acelerada...
Saiba Mais -
Agência Unico Admissão digital facilita contratações temporárias
13 de dezembro de 2022Agência Unico Admissão digital facilita contratações temporárias
13 de dezembro de 2022Por Agência Unico Tecnologia é indispensável para os departamentos de recursos humanos, cada vez mais digitalizados As festas de final de ano sempre abrem as portas para contratações
Saiba Mais -
Agência Unico Alta no mercado de assinatura digital mostra esforço mundial contra a burocracia
12 de julho de 2022Agência Unico Alta no mercado de assinatura digital mostra esforço mundial contra a burocracia
12 de julho de 2022Por Agência Unico Alta no mercado de assinatura digital mostra esforço mundial contra a burocracia O indicador de burocracia do Brasil subiu 36% no último ano: o dado consta do anuário
Saiba Mais