NAvegue pelos canais

Indústria chinesa mira oportunidades no setor mineral do Brasil
Empresas chinesas, como a Xingtai ME, buscam oportunidades na mineração brasileira. Descubra as novidades em equipamentos e tecnologia apresentadas na Exposibram 2025. Warley Pereira / Agência Minera Brasil

Indústria chinesa mira oportunidades no setor mineral do Brasil

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 13 de novembro de 2025

Por  Warley Pereira

O crescente interesse da China pelo setor mineral brasileiro ficou evidente durante a Exposibram, principal feira de mineração da América Latina, realizada recentemente em Salvador (BA). Diversas empresas chinesas marcaram presença no evento apresentando equipamentos, tecnologias e soluções voltadas à mineração, em busca de novas parcerias e oportunidades no país. Entre elas estava a Xingtai ME Mining Equipment, fabricante de componentes e peças para equipamentos pesados de mineração, como escavadeiras de grande porte. A empresa tem consolidado presença global e vê o Brasil como um mercado estratégico para expansão.

Em entrevista ao Minera Brasil, Monica Ma, General Manager da Xingtai ME Mining Equipment,
destacou o potencial do país e a receptividade dos profissionais brasileiros.

“É a minha primeira vez no Brasil e gostaria de conhecer melhor o mercado. A exposição é incrível, com muitas oportunidades para clientes globais nos visitar e discutir possíveis negócios conosco. Acredito que o Brasil será um mercado fantástico para nós”, afirmou.

Segundo Monica, a companhia busca estreitar laços com empresas locais e apresentar a qualidade de seus produtos.

“Minha empresa fabrica componentes para equipamentos pesados de mineração, como escavadeiras de grande porte. Nossa marca é muito conhecida no mercado global, assim como Komatsu, Caterpillar e Hitachi”, completou.

A presença de grupos chineses na Exposibram confirma o movimento crescente de internacionalização das empresas do país, que vêm ampliando sua atuação em setores estratégicos no Brasil, como mineração, energia e infraestrutura. A aproximação técnica e comercial entre os dois países promete gerar novas oportunidades de cooperação e transferência tecnológica nos próximos anos.

OESP não é responsável por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Agência Minera Brasil.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe