Cinema produzido fora do eixo Rio-SP ganha força

Premiações e público crescente são reflexo de mais incentivo em regiões antes menos visadas

24 de dezembro de 2025

Cinema produzido fora do eixo Rio-SP ganha força

O filme O Agente Secreto é o primeiro produzido fora do eixo Sul-Sudeste a ultrapassar a marca de 1 milhão de espectadores. E esse movimento de descentralização pode ser observado tanto na circulação dos filmes quanto no reconhecimento crítico e institucional.

Outro exemplo é o Festival de Gramado, que, de suas últimas cinco edições, em quatro delas uma obra das regiões Centro-Oeste, Norte ou Nordeste foi premiada como melhor filme.

“Para além do financiamento, é essencial fortalecer o protagonismo das produtoras locais”, diz o acreano Clemilson Farias, sócio-diretor da produtora audiovisual Leão do Norte e conselheiro da Conne/Norte.

“Quando as histórias são contadas a partir dos próprios territórios, rompe-se o ciclo de enquadramentos externos e estereotipados, permitindo narrativas mais complexas, diversas e conectadas com a realidade local”, explica.

Segundo Farias, o fortalecimento fora do eixo passa pela manutenção e ampliação das políticas de fomento com recorte regional, mas também pela garantia de auto representação, formação contínua e fortalecimento das redes locais de produção.

A Petrobras, que está há 30 anos investindo no cinema nacional, tem como orientação formal olhar para esse quesito em seus patrocínios, seja diversidade de públicos a ser atingidos, acessibilidade, etnias, realizadores, temas e territórios.

“Estamos sempre aprimorando dispositivos que nos permitam apoiar uma distribuição mais equilibrada da atividade cultural”, afirma Milton Bittencourt Neto, gerente de Patrocínio Cultural da empresa.

“Em termos de cinema, em nossa última seleção pública, viabilizamos 26 novos projetos, de produtoras de todas as regiões do Brasil. Conseguimos alcançar uma distribuição inédita tanto em termos de inscrições quanto de projetos selecionados”, completa.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Petrobras.