Uso crítico da tecnologia é essencial para uma educação mais humana, afirmam especialistas

Podcast É Sobre Educação debate como o uso ético e consciente das tecnologias transforma o processo de ensino e fortalece o papel do aluno na aprendizagem

27 de novembro de 2025

Uso crítico da tecnologia é essencial para uma educação mais humana, afirmam especialistas

O novo episódio do podcast É Sobre Educação, produção do Estadão Blue Studio em parceria com o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), abordou o desafio das escolas em ensinar os alunos a usar a tecnologia com propósito.

Participaram da conversa Caio de Godoy Camargo, supervisor técnico educacional do Sesi-SP, e Daniela Machado, coordenadora de Educação do EducaMídia, do Instituto Palavra Aberta. Eles refletiram sobre inovação, letramento digital e o papel humanizador da tecnologia.

“Tivemos de fazer poucas adaptações”, diz Camargo sobre o Sesi-SP, que, segundo ele, está preparado para as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, em vigor desde 2022.

“A grande mudança é deixar o trabalho mais transdisciplinar, integrando o pensamento computacional em todas as disciplinas”. Ele explica que a rede conta com 18 formadores de tecnologia e mais de 200 orientadores de educação digital atuando em 140 escolas.

Já Daniela reforça o fato de que o ponto central da educação digital é formar cidadãos críticos e éticos – e que o uso responsável das tecnologias deve começar cedo.

“Toda vez que a escola trabalha um tema relacionado ao mundo digital, é importante provocar reflexões. Não se trata apenas de usar ferramentas, mas de questionar como funcionam, que vozes são privilegiadas e quais são silenciadas”, diz a coordenadora.

“Educar também é proteger. Ainda que a gente tenha restrições ao uso de dispositivos, isso não significa proibir a tecnologia. É preciso preparar os estudantes para um uso consciente, equilibrado e fortalecedor.”

Protagonismo em rede

Entre as iniciativas do Sesi-SP que aproximam os alunos da tecnologia de forma crítica e criativa, estão o projeto Influencers, que estimula estudantes a liderar ações nas áreas de cultura, esporte e tecnologia; o Makerthon, competição que desafia jovens a resolver problemas reais com base na cultura maker e em inteligência artificial; e a Jornada Steam, que valoriza práticas inovadoras desenvolvidas nas escolas e resulta em publicações anuais.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Sesi-SP.