Prefeitura integra câmeras do Smart Sampa ao sistema de segurança do Aeroporto de Congonhas

Equipamentos permitem reconhecimento facial e análise de imagens em tempo real nas áreas de embarque, desembarque e calçadas externas do terminal

29 de novembro de 2025

Prefeitura integra câmeras do Smart Sampa ao sistema de segurança do Aeroporto de Congonhas

Em uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a Aena, concessionária que administra Congonhas, foi realizada a integração de 20 câmeras do Aeroporto de Congonhas ao sistema de monitoramento urbano Smart Sampa.

Isso significa que os equipamentos foram conectados à central de controle do programa, permitindo reconhecimento facial e análise de imagens em tempo real nas áreas públicas de embarque, desembarque e calçadas externas do terminal.

Como funciona

O sistema emite alertas automáticos para identificação de pessoas procuradas pela Justiça, veículos com restrição e outras ocorrências – já que as imagens, agora, passam a ser transmitidas diretamente para a central do Smart Sampa, que cruza os registros com bancos de dados de segurança pública.

A partir daí, as informações são compartilhadas com equipes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que atuam no entorno do aeroporto, enquanto a Polícia Federal segue responsável pelo monitoramento das áreas internas do terminal.

Em toda a capital paulista, o Smart Sampa possui cerca de 40 mil câmeras conectadas em vias e equipamentos públicos. Desde novembro de 2024, o sistema registrou capturas de foragidos, prisões em flagrante, localização de pessoas desaparecidas e ocorrências envolvendo veículos.

Revitalização de Congonhas

O aeroporto passa por um processo de modernização conduzido pela Aena, com melhorias na área de inspeção de segurança, banheiros, iluminação, pistas, pátios e acessos viários, além da criação de uma área dedicada a embarques por aplicativos e bolsão para motoristas. Congonhas também passou a operar com frota de ônibus elétricos.

Em dezembro de 2024, tiveram início as obras do novo terminal, previstas para conclusão em 2028. O projeto inclui aumento do número de pontes de embarque e ampliação de áreas comerciais e de serviços.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Prefeitura de São Paulo.