Jornada Flora soma bons resultados na cadeia do leite

Iniciativa se fortalece sobre três pilares: planeta, pessoas e bem-estar animal

30 de novembro de 2025

Jornada Flora soma bons resultados na cadeia do leite

Criada há 5 anos, a Jornada Flora é uma iniciativa já consolidada como exemplo de aplicação prática na produção de leite no Brasil. E ela esteve presente nos debates levados pela Danone à COP-30, que teve como objetivo tratar de suas estratégias ambientalmente sustentáveis.

Tiago Santos, CEO da Danone Brasil, falou sobre o desafio simultâneo, que é reduzir impactos ambientais, aumentar a produtividade e fortalecer economicamente os produtores que integram sua cadeia. “Nosso objetivo é mitigar os impactos do clima e aumentar a resiliência do setor ao descarbonizar a cadeia do leite.”

A empresa, que atua no País há 55 anos, relata que, nos últimos quatro anos, as fazendas participantes registraram redução de 47% nas emissões de CO2 e 42% nas emissões de metano, resultados obtidos diretamente no ambiente produtivo.

A Jornada Flora se apoia em três eixos — planeta, pessoas e bem-estar animal — que orientam desde técnicas de agricultura regenerativa até manejo dos resíduos e melhoria da produtividade.

De acordo com o CEO, elevar a renda no campo tem impacto direto na permanência das famílias na atividade. “Quando a renda melhora, aumenta a possibilidade de sucessão. Os filhos passam a enxergar futuro e não querem sair da fazenda”, diz Santos.

A Danone destaca que, com a parceria com o Banco do Brasil, produtores participantes tiveram acesso a cerca de R$ 175 milhões em crédito nos últimos três anos — um fator que, segundo a empresa, tem permitido investimentos em eficiência, infraestrutura e manejo.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Danone.