Espírito Santo aposta no reúso da água e desativa antiga estação de esgoto

Projeto inovador beneficiará mais de 300 mil pessoas

13 de setembro de 2025

Espírito Santo aposta no reúso da água e desativa antiga estação de esgoto

Durante o Meet Point Estadão Think, realizado no início de agosto, a implantação de uma Estação Produtora de Água de Reúso (Epar) no Espírito Santo esteve no centro da conversa.

Com investimento inicial que supera R$ 250 milhões, o projeto inovador é voltado para transformar esgoto em água de alta qualidade para uso industrial.

Além de atender às demandas de grandes consumidores, a Epar ampliará a segurança hídrica da região metropolitana de Vitória, beneficiando diretamente mais de 300 mil pessoas.

A iniciativa prevê a desativação de uma antiga estação de tratamento de esgoto (ETE) e a construção de um sistema de regeneração de água com as tecnologias mais avançadas existentes no mundo, instalado em espaço equivalente a um oitavo da ETE anterior, dentro de um terreno doado por uma indústria local.

Esse avanço tecnológico não apenas melhora a eficiência do tratamento, mas também libera um terreno urbano, que poderá ser destinado a outros usos coletivos.

A Epar será a mais avançada planta de tratamento no País para a geração de água de reúso, na qual serão implementadas tecnologias de tratamento biológico de vanguarda desenvolvidas pela Veolia, em parceria e sob a liderança da GS Inima, empresa majoritária do consórcio vencedor da concorrência pública realizada em janeiro de 2024 na B3, a Bolsa de Valores do Brasil.

Marcus Vallero, diretor de Desenvolvimento de Negócios em Tecnologias da Água da Veolia, diz que as tecnologias usadas no processo de tratamento estabelecem novos padrões para o reúso de água no Brasil.

“Esse arranjo tecnológico foi pensado para oferecer desempenho elevado com baixo consumo de insumos e energia, o que se traduz em custos operacionais menores”, explica. “A compactação do sistema também reduz a geração de resíduos, ruídos e odores, aspectos que têm peso importante no relacionamento com a comunidade vizinha”, afirma o executivo, um dos debatedores do encontro.”

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Veolia e GS Inima Brasil.