Da genética ao prato: a nova era da carne premium brasileira

Especialistas da Friboi mostram como manejo, técnica e excelência produtiva ressignificam antigos cortes e conquistam chefs

19 de agosto de 2025

Da genética ao prato: a nova era da carne premium brasileira

Um dos temas abordados durante a Semana de Jornalismo Gas­tronômico Paladar Estadão foi a pecuária evolutiva, que representa uma trans­formação profunda em toda a cadeia de produção bovina, da genética ao prato final.

No evento, aconteceu uma palestra especial promovida pela JBS, com a participação de Leonardo Maciel, gerente técnico comer­cial da Friboi, empresa da JBS, e Júlio Bassan, coor­denador técnico e consultor da Friboi.

Eles mostraram que a pecuária brasileira vive uma nova era — mais tecnológica, sustentável e conectada à ex­celência – e compartilharam o impacto direto da pecuária mo­derna na gastronomia brasilei­ra, destacando a relevância da genética, do manejo e da inova­ção para a qualidade dos cortes especiais da linha 1953 Friboi.

“A evo­lução está conectada à cadeia como um todo: genética dos animais, criação, alimentação, tecnologia, cuidado sanitário e bem-estar”, diz Maciel. “Tudo evoluiu com agilidade e qualidade. Hoje, somos referência mundial em carne premium.”

Essa evolução permite o aproveitamento total do ani­mal, com excelência, substi­tuindo o conceito antigo de car­nes de “segunda”.

Nesse contexto, a linha 1953 Friboi ganha destaque, já que promove uma nova leitura da carne bovina, de forma mais cons­ciente, técnica e alinhada com as exigências da gastronomia de alto nível.

Ao unir inovação, respeito ao animal e domínio sobre a cadeia produtiva, a marca vai além de entregar cortes espe­ciais — inaugura um novo pa­drão de excelência para a carne na culinária contemporânea.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de JBS.