Falta de avanço em 20 anos prejudica pacientes com câncer de pulmão de pequenas células
19 de agosto de 2025
O Agosto Branco é como é chamado o mês de conscientização sobre o câncer de pulmão, que foi responsável por 4,6% dos diagnósticos oncológicos no triênio de 2023 a 2025, no Brasil, de acordo com dados do dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Um dos subtipos mais agressivos e de difícil controle é o de pequenas células (conhecido como CPPC), responsável por cerca de 15% dos casos de câncer de pulmão. Esse tipo de tumor tem crescimento rápido, alta taxa de recorrência e forte associação ao tabagismo. Por ser comum que ele seja diagnosticado já em estágios avançados, limita as opções terapêuticas e impacta diretamente o prognóstico dos pacientes.
“A inclusão da imunoterapia no tratamento do CPPC em doença extensa foi um avanço recente e que trouxe ganho de sobrevida”, diz Ana Gelatti (CRM 29511), médica oncologista, especialista em tumores torácicos, diretora clínica do Grupo Oncoclínicas Porto Alegre. “mas é importante frisar que, mesmo com esses recursos, o tempo médio de sobrevida global gira em torno de 12 a 13 meses, o que mostra a necessidade urgente de novas opções terapêuticas para esses pacientes.”
Apesar dos desafios, avanços recentes indicam um futuro mais promissor no tratamento da doença. “Pela primeira vez, começamos a entender melhor a biologia desse tumor, suas particularidades e como o sistema imunológico pode ser mobilizado para combatê-lo”, afirma o dr. Vladmir Cláudio Cordeiro de Lima (CRM 90351), chefe do Departamento de Oncologia Torácica do A.C.Camargo Cancer Center.
Já Luciana Holtz, psicóloga especialista em psico-oncologia e presidente do Instituto Oncoguia, avalia que qualquer avanço após 20 anos sem novidades para o câncer de pulmão de pequenas células é um marco histórico. “Traz esperança real para pacientes, novas possibilidades de tratamento e reforça a importância da pesquisa e da rápida incorporação de terapias inovadoras.”
Com décadas de atuação em oncologia e forte investimento em ciência translacional, a Amgen tem desempenhado um papel importante nesse movimento por inovação, já que a companhia tem contribuído diretamente para o desenvolvimento de terapias voltadas a tumores de difícil tratamento, como o CPPC.
O uso de tecnologias avançadas, como anticorpos biespecíficos, exemplifica o potencial da biotecnologia para transformar o cuidado oncológico e oferecer novas opções terapêuticas a pacientes com poucas alternativas.
“A Amgen tem uma trajetória consolidada na oncologia e está continuamente investindo em inovação para enfrentar tipos de câncer com altas taxas de mortalidade, como o câncer de pulmão de pequenas células”, afirma Alejandro Arancibia, diretor médico da Amgen Brasil.
“Nosso foco é desenvolver terapias cada vez mais direcionadas e eficazes, com base em ciência de ponta e biotecnologia avançada. Trabalhamos para ampliar o acesso a tratamentos que possam oferecer melhores desfechos clínicos e mais qualidade de vida para os pacientes oncológicos”, completa.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Amgen.
5 de dezembro de 2025
Caravana da CNI e do Sebrae mapeia desafios e oportunidades de inovação de cada região do Brasil
Banco do Nordeste usa crédito climático para acelerar transição no campo
4 de dezembro de 2025
Fachadas de prédios de São Paulo recebem projeções para alertar sobre o abandono de pets
PERFIL PROFISSIONAL: Felipe Garcia
2 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Maria Teresa Lima
27 de novembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Vivian Novaes
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
25 de novembro de 2025
Conheça os vencedores do Prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar 2025
2 de outubro de 2025
Top Imobiliário 2025 consagra players do setor e celebra a força do mercado em SP
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO