Impulsionada pela legislação e pelas expectativas dos estudantes, sustentabilidade se consolida no currículo escolar
6 de junho de 2025
O Estadão Blue Studio produziu um conteúdo exclusivo para o Especial Educação, publicado nesta quinta-feira (5) na edição impressa do Estadão.
O material ressalta que a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795, de 1999) foi atualizada em julho do ano passado, com a ideia de incluir nos currículos temas de sustentabilidade, tanto no contexto brasileiro quanto global, relacionados às mudanças do clima, à proteção da biodiversidade, aos riscos de desastres e às emergências socioambientais.
Um dos exemplos práticos é o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, colégio com ensino médio integrado ao técnico, onde a educação climática atravessa diferentes áreas do conhecimento, desde ciências da natureza até linguagens e humanas.
Os professores conectam o conteúdo aos desafios contemporâneos, trabalhando temas como ecoansiedade, mudanças climáticas, consumo consciente e a busca por soluções colaborativas.
Já o Colégio Magno, de São Paulo, atento às transformações no planeta e na educação, elevou as abordagens sobre o meio ambiente ao status de eixo central do projeto pedagógico. “Nenhuma escola pode fugir das discussões sobre sustentabilidade, mesmo porque essa é uma demanda que está vindo com muita força das próprias crianças”, diz Claudia Tricate, diretora pedagógica da instituição.
Também é apresentado o caso da Escola Vera Cruz, na zona oeste da capital paulista, que aposta na construção de vínculos afetivos das crianças com a natureza. “A crise climática é global, mas ela é também local. Uma das nossas tarefas mais importantes é formar uma geração que saiba fazer essas conexões, que entenda a interdependência entre seus gestos e o equilíbrio do planeta”, diz André Reinach, assessor da área de ciências da escola.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio.
Engajamento ambiental muda de geração para geraçãoDo ativismo nas redes a práticas mais tradicionais, estudos indicam como jovens e adultos se relacionam com a pauta sustentável.
Green skills estão em alta no mercado de trabalhoAmpliação das práticas ESG pelas empresas valoriza habilidades profissionais relacionadas à sustentabilidade.
Sustentabilidade em alta puxa demanda por líderes com expertise no temaCom um mercado cada vez mais focado em práticas ESG e consciente do impacto ambiental, profissionais precisam se especializar para suprir necessidades das empresas.
9 de dezembro de 2025
Educação técnica ganha força como caminho para o ensino superior e o mercado de trabalho
Zurich reforça estratégia de resiliência climática para empresas
5 de dezembro de 2025
Caravana da CNI e do Sebrae mapeia desafios e oportunidades de inovação de cada região do Brasil
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
PERFIL PROFISSIONAL: Paulo Humberto Gouvea
4 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Felipe Garcia
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
25 de novembro de 2025
Conheça os vencedores do Prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar 2025
2 de outubro de 2025
Top Imobiliário 2025 consagra players do setor e celebra a força do mercado em SP
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO