Abordagem orientada por dados apoia estratégias do Senai-SP para atualizar a formação em ocupações já existentes e projetar o surgimento de novas profissões
30 de novembro de 2024
Em sintonia com as mudanças no mercado de trabalho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) tem absorvido novas estratégias para continuar atendendo às demandas da indústria, tanto as atuais quanto as futuras.
A ideia é estar alinhado ao mundo da indústria, que está em permanente transformação em relação tanto ao conjunto de conhecimentos quanto às competências e habilidades necessárias.
Para se ter um panorama do cenário atual, de acordo com projeção do Fórum Econômico Mundial, nos próximos quatro anos serão extintos 12,3% dos empregos existentes. Em contrapartida, as novas vagas corresponderão a 10,2% do total, fortemente concentradas em duas áreas, tecnologia e sustentabilidade.
Neste sentido, uma das estratégias adotadas pelo Senai-SP é ter um olhar cada vez mais orientado por dados, a partir da identificação de ocupações emergentes e o planejamento da oferta quantitativa e qualitativa de cursos e vagas. Para isso, a instituição mantém uma base de dados própria e robusta, com mais de 8 terabytes de dados.
Com as informações, é possível realizar um mapeamento detalhado da oferta de emprego industrial, aplicando inteligência artificial para extrair o maior volume possível de detalhes sobre as competências esperadas pelas empresas nos anúncios de vagas.
Marcello Luiz de Souza Junior, gerente de Inteligência de Mercado do Senai-SP, afirma que o cruzamento analítico deste grande volume de dados permite o alinhamento das ofertas às necessidades reais do mercado. “Esse é um processo que tem se mostrado fundamental para ampliar a eficiência e a relevância das ações da instituição.”
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Senai-SP.
1 de dezembro de 2024
Judicialização predatória afeta equilíbrio do setor de saúde
Ensino técnico se adapta às demandas do mercado
Por que a relação com o trabalho continua pouco saudável para a maioria?
23 de agosto de 2024
PERFIL: Rubens Angelo
20 de agosto de 2024
Propósito de Marca: Vico Benevides
26 de julho de 2024
PERFIL: Leonardo Aguiar
8 de novembro de 2024
Do Brasil para o Mundo: Fórum Estadão Think Discute Soluções Globais
7 de novembro de 2024
Estadão Summit Agro: o futuro do agronegócio em debate
5 de novembro de 2024
Conheça os vencedores do Prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar
28 de outubro de 2024
Marcas Mais 2024: Estadão divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
17 de outubro de 2024
Marcas Mais 2024: premiação acontecerá em São Paulo, dia 23
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO