A renda gerada pelo uso sustentável dos recursos biológicos no País pode ser multiplicada por cinco até o final da década
18 de novembro de 2024
A COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que ocorrerá em novembro do ano que vem em Belém do Pará, ganha ainda mais importância após a 16ª edição da Conferência das Partes da Biodiversidade, a COP 16, ter terminado sem o aguardado acordo financeiro para a conservação das espécies.
Essa é a opinião de Ricardo Assumpção, líder de Sustentabilidade e chief sustainability officer (CSO) da EY para a América Latina, que destaca a importância da ampliação e da diversificação das atividades de bioeconomia despontam como um caminho promissor para o desenvolvimento sustentável no Brasil. “O que precisamos fazer é dar escala à bioeconomia, mostrar ao mundo tudo o que o Brasil pode proporcionar com seu capital natural único”, diz o executivo.
A empresa investe neste conceito, baseado no uso inteligente e sustentável dos recursos biológicos, em linha com a demanda global por modelos de negócios que respeitem os limites do planeta e promovam a regeneração dos ecossistemas.
Atualmente, os serviços ecossistêmicos globais, que incluem a biodiversidade, podem valer trilhões de dólares anualmente, de acordo com o Relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade (TEEB). Os dados demonstram o potencial enorme da bioeconomia, já que se trata de uma alternativa econômica resiliente e sustentável.
Ainda sobre o tema, um estudo da Universidade de Cambridge mostrou que a perda de biodiversidade e a degradação dos ecossistemas resultariam em um prejuízo econômico de até US$ 4 trilhões por ano até 2050.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de EY.
15 de dezembro de 2025
IA vira aliada para reduzir acidentes e proteger motoristas nas estradas brasileiras
13 de dezembro de 2025
Programa REVERTE® ganha escala na recuperação produtiva do Cerrado
12 de dezembro de 2025
Grupo 2W Motors entra em nova fase com as marcas Vespa e Piaggio no Brasil
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO