Digitalização e centralização de dados é nova arma na gestão de estoques do varejo

Presente no top 11 do varejo brasileiro, grupo DMA usa solução digital para reduzir desperdício e aumentar as vendas

30 de outubro de 2024

Digitalização e centralização de dados é nova arma na gestão de estoques do varejo

Ao longo dos últimos anos, a digitalização tem sido uma aliada na resolução de problemas surgidos em supermercados, deixando a relação com o consumidor ainda mais fácil e eficaz.

No grupo varejista DMA, por exemplo, a rede de estabelecimentos, sediada em Minas Gerais, tem reduzido o desperdício e a ruptura de estoque graças a ferramentas de tecnologia implementadas em sua gestão – como soluções da plataforma Scanntech para gestão de estoque e também de preços das mercadorias.

A DMA ocupa a 11ª posição no ranking do varejo da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e 3ª no ranking da Associação Mineira de Supermercados (Amis).

Edmar de Souza Costa, gerente de Gestão Comercial do grupo DMA, reafirma que, mais do que apenas centralizar informações, as soluções tecnológicas auxiliam os gerentes de loja a compreender os problemas rapidamente.

“O gerente hoje se preocupa com muitos tópicos, como funcionários, funcionamento da loja, produtos, datas de validade. É muita coisa, mas, com ajuda da tecnologia, conseguimos ter mais acurácia nos estoques e repor rapidamente os produtos nas gôndolas.”

A tecnologia também permite que os executivos tenham uma visão geral do que acontece em toda a rede varejista em suas mais de 170 lojas.

Já Larissa Pedrosa, gerente de Soluções Supply Chain da Scanntech, diz que a solução tem caído no gosto dos clientes, já que, no corredor da loja, com apenas um clique, é possível que a empresa identifique o problema com o problema.

“Hoje, atuamos em duas frentes para ajudar nossos clientes: uma é operacional, estoque na palma da mão, garantir que o produto esteja abastecido corretamente nas gôndolas; a outra é estratégica, dar visibilidade para as categorias das oportunidades de gestão de estoques, quais produtos precisam de reabastecimento, revisão sortimento, ação em ofertas.”

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio.