Especialistas discutem soluções para ampliar o acesso e melhorar a qualidade da saúde no Brasil

No Estadão Summit Saúde & Bem-Estar 2024, painel explorou caminhos para integrar sistemas e garantir assistência eficiente em meio a restrições financeiras

29 de outubro de 2024

Especialistas discutem soluções para ampliar o acesso e melhorar a qualidade da saúde no Brasil

Durante o Estadão Summit Saúde & Bem-Estar 2024, um dos painéis apresentados foi “Reimaginando a medicina: qualidade assistencial e desafios financeiros”.

O objetivo foi discutir meios que possam garantir que a população brasileira tenha acesso a cuidados de qualidade – algo desafiador em um país de dimensões continentais e realidades econômicas e sociais tão diversas.

Fábio Guimarães, diretor de Valor e Acesso da Novartis Brasil, participou do evento e destacou o papel inovador da empresa no cenário de saúde brasileiro. “Nos últimos cinco anos, trouxemos 18 inovações ao sistema de saúde, incluindo a primeira terapia gênica, mas a inovação só é efetiva quando vem acompanhada de colaboração”, explicou. “Precisamos trabalhar em conjunto com o sistema público e as operadoras privadas para garantir que essas inovações cheguem a quem mais precisa.”

O representante da Novartis também mencionou uma parceria da empresa com operadoras de saúde, envolvendo aproximadamente 7,5 milhões de vidas. “Juntos desenhamos linhas de cuidado integradas. O tratamento é uma parte, mas o impacto real vem da gestão coordenada e da otimização de recursos.”

Guimarães participou do painel ao lado de Denizar Vianna, professor titular da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e César Franco, CEO da joint venture ABPF Oncologia, com mediação feita pela jornalista Camila Silveira.

Na foto: a mediadora Camila Silveira com César Franco, ABPF Oncologia; Denizar Vianna, da UERJ; e Fábio Guimarães, da Novartis Brasil, que participaram do brand talk ‘Reimaginando a medicina: qualidade assistencial e desafios financeiros (Crédito: Tiago Queiroz)

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Novartis.