Ensino Médio: A Interpretação do Mundo

Avaliações como o Pisa desafiam a pedagogia das escolas particulares

22 de outubro de 2024

Ensino Médio: A Interpretação do Mundo

O Estadão Blue Studio produziu o especial Ensino Médio, que foi publicado nesta terça (22), no Estadão. Escrito por Dhiego Maia, o material fala sobre temas como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que será realizado outra vez em 2025.

Como em 2022 os colégios privados alcançaram desempenho escolar abaixo da média internacional, agora, estes colégios estão em busca de melhores resultados.

O último exame foi feito ainda sob os efeitos da pandemia de covid-19, com a participação de 10.798 alunos vindos de 599 escolas. Os dados mostram que 1.437 participantes eram de escolas privadas (14,2%) – além disso, 73,1% eram de alunos de escolas estaduais, 10,3% eram de municipais e 2,5% de federais.

O Pisa, que traça um painel global sobre o nível de aprendizagem dos estudantes da educação básica, é realizado a cada três anos, com provas feitas por estudantes na faixa dos 15 anos (nesta idade, geralmente, os alunos estão no 1º ano do ensino médio), em 81 países-membros ou parceiros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Quero ser universitário: como preparar o caminho?
Olhar para fora do Brasil é cada vez mais frequente na programação de escolas particulares paulistanas.

Estudante cria poste a energia solar
Moradora do Grajaú se prepara para realizar um sonho e estudar nos Estados Unidos.