Com impacto físico e mental, a doença pode afetar a qualidade de vida do paciente e tem tratamento desafiador. A saída? Conhecer, entender e saber lidar com a questão
30 de setembro de 2024
Conhecida como eczema atópico, a dermatite atópica é uma doença de pele inflamatória frequente, provocada por uma reação exagerada das defesas naturais do organismo que se manifesta com coceira e lesões avermelhadas e descamativas.
A estimativa da Organização Mundial da Saúde é de que a doença afete ao menos 230 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo a principal causa de doenças crônicas em condições de pele.
Amanda Lima (foto), publicitária, descobriu que tinha a doença aos 16 anos. Naquela época, ela tinha muitas lesões nas pernas e nos braços, se coçava o tempo todo e ficava com a pele marcada. Hoje, aos 38 anos, ela diz que sabe lidar com a questão e cria caminhos para viver da melhor forma.
“Hoje, já sei quais são os gatilhos controláveis e me atento a eles, mas há aquele que não está 100% na minha mão, que é o emocional. Sempre que estou com um nível de estresse mais alto, preciso ficar atenta.”
Ana Paula Resque, diretora médica do laboratório Sanofi, explica que “o público mais atingido é o infantil, mas a doença pode se manifestar também na vida adulta”.
Tatiane Curi, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, ressalta o preconceito que as pessoas com dermatite atópica podem sofrer. “Por não ter cura e estar presente em áreas visíveis e expostas, muitas vezes os pacientes enfrentam preconceito porque as pessoas, no geral, acreditam que é uma doença contagiosa.”
Novas opções terapêuticas oferecem alternativas para casos graves da dermatite atópica, que não respondem aos tratamentos tópicos convencionais. Já incorporado ao Sistema Único de Saúde, o SUS, o tratamento que usa terapias avançadas sistêmicas, evitando exacerbações da doença e controlando os sintomas de forma eficaz, é essencial.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio.
15 de dezembro de 2025
IA vira aliada para reduzir acidentes e proteger motoristas nas estradas brasileiras
13 de dezembro de 2025
Programa REVERTE® ganha escala na recuperação produtiva do Cerrado
12 de dezembro de 2025
Grupo 2W Motors entra em nova fase com as marcas Vespa e Piaggio no Brasil
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO