Atendimento multidisciplinar é diferencial no controle de doenças como obesidade e diabetes

Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza diagnóstico, tratamento e acompanhamento personalizado

11 de outubro de 2024

Atendimento multidisciplinar é diferencial no controle de doenças como obesidade e diabetes

Hoje em dia, além do índice de massa corporal (IMC) acima dos 30, outras diretrizes são utilizadas como indicação de qualquer tratamento relacionado à obesidade, seja ele clínico ou cirúrgico. Parâmetros que tenham a ver com a influência da obesidade sobre as atividades diárias são essenciais para se chegar a um diagnóstico.

Em 2025, a Organização Mundial da Saúde estima que 2,3 bilhões de adultos em todo o mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade. Esse é um dos mais grandes problemas de saúde, segundo a entidade.

Isso explica o crescimento do número de cirurgias bariátricas no Brasil, que registrou um aumento de 22,9% em 2022, se comparado com 2019, de acordo com um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Segundo os dados, foram realizados 74.738 procedimentos no País no período.

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que possui um Centro Especializado de Obesidade e Diabetes desde 2014, realiza, atualmente entre 30 e 40 cirurgias bariátricas e metabólicas por mês.

Dr. Ricardo Cohen (foto), head do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e presidente mundial da Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade e Distúrbios Metabólicos (IFSO), destaca o profissionalismo do local.

“A ideia do centro é tratar a obesidade de uma forma que abranja todos os especialistas necessários em um só lugar para facilitar a vida do paciente. A mobilidade urbana ruim na cidade de São Paulo, fez com que pensássemos em ter todos os especialistas em um só lugar. A vantagem é tratar o paciente da melhor forma possível e com conforto.”

Por lá, há uma equipe transdisciplinar composta por cirurgiões bariátricos e metabólicos, endocrinologistas, cardiologistas, nefrologistas, ortopedistas, enfermeiros, oftalmologistas, psicólogos, psiquiatras e nutricionistas, que oferecem cuidado e acompanhamento médico necessário para paciente e família.

O hospital tem esse diferencial em que diversas áreas são totalmente focadas no tratamento da obesidade e diabetes, com o objetivo de oferecer mais qualidade de vida aos pacientes.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Hospital Alemão Oswaldo Cruz.